Monday, January 29, 2007

Dignidade para as aves!

Entre nesta campanha! Peço dignimidade para as aves sacrificadas em função da gripe do frango pois são queimadas vivas na Indonésia, em alguns lugares foram mortas a pauladas. Acho muito errado que se exterminem animais, sobretudo em massa, mas se for mesmo para fazê-lo nos casos específicos, o mínimo que podemos exigir com efeitos é: dignidade e morte digna para as aves que morrem por causa da nossa falta de higiene e sobretudo por causa da falta de higiene alimentar destes mamíferos símeos que insistem em comer carne de animais: a grande maioria dos membros da nossa espécie.

Felizmente no Brasil a gripe do frango não tomou contornos significativos, mas neste caso devemos pensar de uma forma internacional. As aves não têm fronteiras, elas migram.

A notícia:

Veja notícia do Terra aqui!

Conto com a tua bondade e bom senso! Ajude! Faça parte deste protesto!

Dignidade aos animais! Dignidade para as aves!




Não podemos deixar isso passar com frieza:





Não podemos deixar passar em branco e sem explicação os maus tratos causados às aves através de morte cruel por causa da "gripe do frango" que ora atinge nem sei quantos animais mamíferos.





Meus protestos ao fato de queimarem aves vivas, de matarem aves à pauladas!



Se é mesmo para sacrificarem animais que o façam de uma forma decente e nem digo humana, mas que o façam de uma forma civilizada e piedosa! Felizmente no Brasil esta praga não atingiu aves de forma significativa. Abomino a idéia de matarem aves. Matam os animais por causa da falta de higiene das pessoas. Se as pessoas fossem higiênicas até mesmo as baratas seriam limpinhas.




Meus protestos veementes!


wwwfeeblemindsgifscom- créditos desta imagem

Friday, January 26, 2007

Conselhos Socráticos de saúde:

  • Comer quando se tem fome

  • Beber quando se tem sede (hoje se recomenda beber mais água do que se tem sede para purificar o organismo- esta regra eu não sigo, mas levo em consideração, pois talvez deva ser diferente e não sei não.)

  • Ser frugal (isso varia de época para época, mas agora temos muito mais conhecimentos de nutrição). Ter uma alimentação econônica (mas, os conhecimentos a respeito das propriedades dos alimentos eram bem escassos, pois se tinha a noção apenas do que revigorava as forças de uma forma empírica)

  • Fazer exercícios moderados (Acho que ele não previu os atletas e falou de modo geral)

  • Dormir quando se está cansado e com sono

  • Além do conhecimento profissional especializado é perder tempo aprofundar muitos assuntos de forma não prática. Por exemplo: saber Matemática até onde se precisa no dia a dia e negócios. A vida pode ser muito curta para perdermos tempo com diletantismo. E hoje existem muitos estudos que se tornarão estéreis nas escolas e universidades. Sócrates também se preocupou em verificar se seus discípulos tinham vocação para seus ofícios. Ele preparava as pessoas para viver em sociedade.

  • Saber e fazer muitas coisas úteis (Embora deva acrescentar que o conceito de Arte em relação a "utilidade" não tenha sido profundo naquele tempo de Sócrates para ninguém, pois até mesmo a Arte Grega naquele tempo era compreendido como util e para ser belo teria de também ser útil). Aqui vamos dizer que seja mesmo: pÔr a mão na massa

  • Sempre ele repetia isso: não tentar parecer mais do que aquilo que se é. Ser simples, enfim. Um dos seus dicípulos mais dedicados foi um ex vaidoso que se converteu a simplicidade e recebeu lições bem práticas e aplicáveis para se tornar político.

  • Em síntese: recomenda-se em tudo moderação. O prazer pode ser colocado acima da ética pessoal quando o ser humano se torna escravo do prazer e conseqüentemente do vício. Aqui podemos exemplificar com o excesso de açúcar que hoje em dia faz parte das prateleiras onde estão disponíveis produtos para o consumo de todos nós. O doce é barato geralmente e contém exagero na exitação do paladar, fazendo muito mal a saúde se não freamos o apetite viciado. A bebida alcóolica é outro exemplo.



(Você está sujeito a encontrar conselhos muito semelhantes a estes por aí afora.)

Conversei com uma amiga sobre Sócrates (agora comecei um livro sobre Platão e Sócrates, asssunto mais importante de Platão. Uma parte deste livro eu tive de ler na faculdade.) e ela me perguntou se eu não achei Sócrates complexo. A resposta é não, mesmo assim é um pouco cansativo ler sobre ele em algumas partes por causa de um jeito antigo de escrever, que não é rebuscado, mas é bem diferente dos dias de hoje. Além disso em algumas passagens a gente vê como as idéias não iam adiante pela falta de conhecimento, porque o momento é muito antigo. Outra coisa algo cansativa é o jogo lógico de Socrates, a sua dialética que se constitui em ligar uma idéia na outra e tirar conclusão, pois parece sempre que ele está falando sobre o óbvio quando nossos cérebros pretendem algo que quebre a lógica de imediato. A quebra da lógica do interlocutor e a sua transformação é, no entanto, morosa e exaustiva, sedimentando bem o resultado. Mas, vale a pena ler sobre isso, porque as principais idéias simples de Platão sendo alicerces básicos para nossas vidas, são por si só preciosas e acessíveis para o senso comum, para o bem comum. Aliás, Sócrates iniciava seus comentários com idéias que são próprias do senso comum. Não há muita transgressão em Sócrates e deixemos as boas transgressões transformadoras para outros filósofos também importantes.

Devo acrescentar que a vida para Sócrates era a vida de ser político, mais do que ser social, no sentido de estar inserido na "polis", comunidade. Por isso ao perder seus direitos políticos ele perderia a própria vida em vida. Naquele contexto havia um certo positivismo, onde o justo e o legal em Sócrates significavam o mesmo. Sócrates na sua pobreza tinha grande prestígio em sua comunidade e fazia muitas articulações transformadoras onde fazia com que seus discípulos também tivessem prestígio. Daí se justifica a morte de Sócrates e consideremos que a exclusão social e política sejam uma espécie de morte, quando quem morre fisicamente pode sofrer menos do que aqueles em cuja vida não se acha mais dignidade ou recuperação dessa última.

"Uma vez eu

estive perdida e me encontrei. Uma vez eu estive cega, mas agora vejo"

E estou certa de que desejo ver mais, muito mais, sempre, conhecer as minhas possibilidades e limitações e me realizar como ser humano. Isso é algo tão comum, não é? Mas, pode ser muito bonito, como a cantora Gesssy Normam mostra com esta canção:

Wednesday, January 24, 2007

Quando é preciso ter paciência




Sunday, January 21, 2007

Coral de flores

para alegrar



"Eu sou amor e a vontade de viver vive em mim."
da Loise Hay-
afirmações positivas melhoram a vida.

Monday, January 15, 2007

Por Platão

Da "Apologia de Sócrates"

(Sócrates defende as suas idéias e não a si mesmo, condenado que foi a tomar sicuta, veneno mortal, quando lhe restava a saída de viver e de certa forma morrer em vida, mentindo ao aceitar as acusações que lhe pesavam)

As principais apologias de Sócrates são de Platão e Xenofonte e existem os escritos daqueles que criticam Sócrates e o condenam também.

"Desconheço, atenienses, que influência tiveram meus acusadores em vosso espírito; a mim próprio, quase me fizeram esquecer quem sou, tal o poder de persuasão de sua eloqüência. De verdades, porém, não disseram alguma. Uma, sobretudo, me espantou das muitoas perfídias que proferiram: a recomendação de precaução para não vos deixardes seduzir pelo orador formidável que sou. Com efeito, não corarem de me haver eu de desmentir prontamente com os fatos, ao mostrar-me um orador nada formidável, eis o que me pareceu a maior de suas insolências, salvo se essa gente chama formidável a quem diz a verdade; se é o que entendem, eu admitiria que, em contraste com eles, sou um orador. Seja como for, repito-o, de verdades eles não disseram alguma; de mim, porém vós ouvireis a verdade inteira. Mas não, por Zeus, atenienses, não ouvireis discursos como os deles, aprimorados em substantivos e verbos, em estilo florido; serão expressões espontâneas, nos termos que me ocorrem, porque deposito confiança na justiça do que digo; nem espere outra coisa qualquer de um de vós. Verdadeiramente, senhores, não ficaria bem, a um velho como eu, vir diante de vós modelar seus discursos como um rapazinho. Faço-vos, contudo, um pedido, atenienses, uma súplica premente; se ouvirdes, na minha defesa, a mesma linguagem que habitualmente emprego no praça, junto das bancas, onde tantos dentre vós me haveis escutado, e em outros lugares, não a estranheis nem vos revolteis por isso. Acontece que venho ao tribunal pela primeira vez aos setenta anos de idade; sinto-me, assim completamente estrangeiro, sem dúvida me desculparíeis o sotaque e o linguajar de minha criação; peço-vos nesta oportunidade a mesma tolerância, que é de justiça a meu ver, para a minha linguagem, que poderia ser talvez pior, talvez melhor, e que examineis com atenção se o que digo é justo ou não. Nisso reside o mérito de um juiz; o de um orador, em dizer a verdade." (...)

Segue a Apologia de Sócrates para aqueles que estão destinados a lê-la ou a ouvi-la, para aqueles que ensaiam defesas e acusações feitas na melhor base, senão a única legítima: com base na verdade, base sólida e forte, mas que pode não salvar a vida do corpo físico, pois este tipo de defesa busca antes a honra do que a vida, a humanidade do que o indivíduo, sua honra e, a evolução do Planeta como um todo. Talvez por esses motivos tão óbvios a defesa socrática esteja tão fora dos tribunais, das salas de aula e somente faz parte daqueles que descobriram verdadeiramente a própria força que não é propriamente "própria força", mas é a força de uma fonte de onde jorra água pura, a água da vida e do espírito que vai além da limitação do indivíduo para se tornar universal. E aí podemos nos perguntar sempre onde vale a pena a verdade ser dita pela verdade. As conseqüências sociais podem mesmo ser desastrosas, mas com o tempo estas verdades podem e devem operar milagres, purificando almas e consciências para um mundo melhor.

Do livro

Os pensadores

Sócrates

Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha

Tradução de Enrico Corvisieri Mirtes Coscodai

Editora Nova Cultural

Sócrates e valores

1º Ser
2º Fazer
3º Ter
Nesta ordem necessariamente
Estes valores na sociedade atual parecem que estão em muitos casos invertidos, assim mesmo há quem os valorize.
Alguém que os possuiu? Sócrates.
Sócrates preferiu morrer e com sua morte restaurou a Democracia, provou que estava realmente certo e salvou o seu legado. Não sei se podemos chamar a morte de Sócrates de suicídio, ou pelo menos não é um suicídio comum, quando ele poderia ter escolhido mentir que estava errado, aceitar as acusações que sobre ele pesava quando lhe abrandariam a pena e ele continuaria vivendo para a sua família. Então, precisariamos que ele nascesse novamente ou nascesse outro homem que pregasse suas idéias nuas de floreios e arrebites intelectuais. Mas, Sócrates salvou sua vida morrendo ao escolher uma auto defesa que colocava em claro a hipocrisia daqueles que o acusaram. Ele não predendia ser mais nada além do que era na verdade, um sabio que não se utilizava de ártifício algum para parecer o que não era, reconhecendo-se como "um nada" diante dos deuses, quando a sua missão era teleguiada por um deus grego ao qual ele referenciava e nos dias de hoje poderia ter sido o Deus Único a quem costumamos depositar nossa Fé e nossa Inspiração.
Não sou muito a favor do heroísmo, pois se muitos fossem verdadeiros como Sócrates e tivessem a mesma coragem ninguém precisaria morrer de vez em quando por não aceitar mentiras, corrupções e aparências. Ninguém precisaria de alguma forma morrer, nem que fosse para a sociedade, para a vida e para a realidade se houvessem relações simples e amistosas entre estes animais pensantes.
Com isso que digo, não estou pretendo que ninguém se suicide, pois suicídio pode ser uma espécie de crime espiritual, ou sintoma de doença mental a ser curada, ou desvinculação da sociedade e rompimento com a humanidade, mas pretendo até mesmo demonstrar que não são propriamente os exemplos de pessoas que escolhem morrer como Sócrates que encorajam pessoas a cometerem suicidios, mas é o desamor que percebemos nas pessoas e em nós mesmos, a falta de verdade, a falta de simplicidade e mesmo a falta de ideais quando por ideais muitos já morreram talvez de uma forma que embora sendo uma espécie de "suicídio" não é considerado como tal.
Muitos mentiram para salvarem suas vidas e isso não está errado. Sócrates disse a verdade e salvou seus ensinamentos, sendo que isso também não está errado. Isso faz com que Sócrates não seja tão aclamado como Aristóteles que poderia ser considerado um sujeito mais reacionário e adequado ao mundo de hoje: o mundo do consumo de cujo consumo nos tornamos objetos onde o ter precede o fazer e o ser.
****
Outro assunto:
Nem sei o que pensar do curso em milagres e acho que ele só pode ser usado por mim sem pensar, mesmo porque não acredito que Jesus seja Deus e acredito que Espirito Santo seja um legado da tradição judaica- Origina-se de um pombo que leva as orações até Deus- tradição provavelmente mais popular-mas, me utilizo do Curso em Milagres como um suporte, uma tábua na qual me agarro nas horas em que parece que perco a direção. E vou deixar algo bonito sobre isso aqui.

Friday, January 12, 2007

Carlos Drummond de Andrade, in "Mundo Grande".

Carlos Drummond de Andrade, in "Mundo Grande".

Monday, January 08, 2007

Uma interação linda

com a mãe natureza:




Sci estremo
Colocado por fragua73

Tá muito bom!

Nem por isso deixo de dizer uma coisa:

Mas, que falta a gente sente do You Tube!

Sunday, January 07, 2007

Queimadas

  • As queimadas na Amazônia hoje são monitoradas via satélite, conforme muitos já sabem.
  • Trouxe mais um material sobre as queimadas que é do Terra: Veja aqui.

  • "Emissões de queimadas em ecossistemas da América do Sul


    Saulo R. Freitas; Karla M. Longo; M. A. F. Silva Dias; P. L. Silva Dias


    RESUMO

  • AS QUEIMADAS que ocorrem majoritariamente em áreas tropicais do planeta, são fontes importantes de poluentes para a atmosfera. Na América do Sul, durante os meses de inverno, uma área, principalmente de ecossistemas de cerrado e floresta, da ordem de 40 mil km2 é queimada anualmente. Estas queimadas ocorrem primariamente nas regiões Amazônica e do Brasil Central, porém, através do transporte atmosférico de suas emissões resulta uma distribuição espacial de fumaça sobre uma extensa área, ao redor de 4-5 milhões de km2, em muito superior a área onde estão concentradas as queimadas. Durante a combustão de biomassa são emitidos para a atmosfera gases poluentes e partículas de aerossol que interagem eficientemente com a radiação solar e afetam os processos de microfísica e dinâmica de formação de nuvens e a qualidade do ar. Os efeitos destas emissões excedem, portanto, a escala local e afetam regionalmente a composição e propriedades físicas e químicas da atmosfera na América do Sul e áreas oceânicas vizinhas, com potencial impacto em escala global."

http://www.scielo.br/

Veja texto completo (É um estudo avançado): aqui.

Obs: O cidadão comum e urbano prejudica a natureza de forma injustificada ateando fogo em áreas urbanas como em terrenos baldios, praças e parques. O risco é muito grande devido ao sistema elétrico e os prejuizos atmosféricos e de acidentes são incalculáveis. Assim mesmo entre alguns, sem prever o resultado de modo geral é colocado fogo no lixo doméstico. O fascínio pelo fogo pode levar a incêndios também. Fascinante elemento da natureza, assim como a água, o ar e a terra, o fogo deve ser respeitado em muito. Os fogos também são usados indiscriminadamente causando sérios acidentes urbanos e fumantes distraído devem ter o cuidado de apagar o cigarro ao jogá-lo no chão da rua, quando naturalmente que é sempre melhor apagá-lo num cinzeiro.

Ao contrário do que alguns pensam o ressurgimento do verde após uma queimada não tem o mesmo vigor e força, quando a própria vida que se regenera pode dar esta impressão algumas vezes.

Ajudem a evitar as queimadas!

Este post foi inspirado por textos que o Seu Carneiro, participante da feira do Verde do Bonfim e membro do PANGEA me forneceu hoje para fins de reflexão.

Volta ao obscurantismo?

Sim. Tem coisas que é melhor nem falar... Mas, eu acho que a modelo não é tão bonita assim para fazer papel de Helena de Tróia e ser responsável pelo sumiço de todos os vídeos do You Tube. E não quero dizer com isso que a nudez dela não valha nada. Toda a nudez deve ser enumerada sim, mas tanto assim? Sim, seria preciso autorização para publicarem vídeo com a imagem de quem quer que seja também, mas as conseqüências disso foram um pouquinho bastante longe demais. A isso eu chamaria de "tirania", mas apenas mais uma das muitas tiranias de hoje às quais estou bem farta de ver. Pois é: ficamos sem vídeos supimpas por enquanto e tem vídeos que se formos mesmo comprar não tem para vender. E tem vídeos que se fossem vender para tocar num aparelho de som seriam dez vezes melhores. E o you tube será bom demais para ser verdade? Os grandes curtidores de música, principalmente, vai dizer que não merecem o you tube! Diz! Diz!

Fiquemos com aqueles espaços em branco por enquanto. Imagine você: tinham vídeos ali.

"O FOGO NO PANTANAL"

Estes são trechos em ordem de um texto de José Lutzemberger- Material do PANGEA- Texto antigo e sem data- deduz-se, logicamente que tudo esteja pior a menos que eu muito me engane.

"Nossa recente viagem ao pantanal constitui-se para mim em oportunidade para complementar informação. Aceito o desafio de contribuir com o pouco de força que tenho para desencadear um processo de inversão nas tendências que ora alimentam as chamas do do holocausto biológico que envolve o Brasil e, em especial a Amazônia e o Pantanal.

Em ambos os vôos, especialmente no vôo de volta, entre a Fazenda Caiam e Campo Grande, dei-me conta da indescritível extensão e absurdo das queimadas na região. Elas são sistemáticas e atingem o todo. Onde sobram manchas livres, é por desleixo e ineficiência, não por falta de vontade. No chão, durante as voltas que demos na Fazenda, pude avaliar a dinâmica da depredação. ela é muito mais grave do podia imaginar e já apresenta muitos estragos irreversíveis. Encontramo-nos diante de uma paisagem em plena demolição. O ponto de não retorna está muito próximo. É um espetáculo deveras triste e desesperador. Tanto mais desesperador, quanto parece grande a dificuldade em se conseguir uma mudança de mentalidade naqueles que são os responsáveis por aquela devastação.

O fogo, especialmente repetido todos os anos, como ora acontece nas fazendas do Pantanal, funciona como um potente herbicida e faunicida seletivo. Algumas espécies, como as gramíneas, são favorecidas, outras sobrevivem com mais ou menos dificuldade, mas muitas espécies desaparecem de todo.

Entre as plantas, aquelas que são rasteiras e de crescimento lento, com pouca capacidade de regeneração, desaparecem de todo após poucas passagens do fogo. Por exemplo, cactáceas, tanto globosas como columnares, que constituem algumas das espécies mais interessantes e valiosas, e que já estão quase todas na lista das espécies em extinção, estão entre as primeiras espécies que desaparecem. Mais grave é o fato de serem quase todas as espécies desta família espécies endêmicas, com ocorrência em áreas extremamente limitadas. O mesmo se aplica a algumas das orquídeas, especialmente aquelas que crescem no chão ou em pouca altura. Quando o fogo devasta complexos arbustivos densos, o calor que antinge as copas é muitas vezes suficiente para torrar mesmo epífitas que se encontram em dez metros do solo. Semelhante é o destino das Famílias das bromeliáceias, tão preciosas quanto as orquídeas.

Se observarmos como atenção as espécies arbustivas e arbóreas, que aparentemente sobrevivem ao fogo, notaremos que a longo prazo, se a prática do foto continuar sistemática, também estarão destinadas a desaparecer ( E este texto é antigo, então já podem ter desaparecido mesmo). A carbonização e calcinação do tronco, progridem até que o tronco seja destruído pelo fogo e a árvore caia, sendo então consumida pelo fogo seguinte. Muistos exemplos disso já se podem ver nesta fazenda. Nota-se que o fogo tem sido incrementado em anos recentes e mais em alguns lugares que em outros. Se continuar o ritmo atual de queimadas, o ecossistema ficará tremendamente empobrecido, chegando rapidamente a uma situação irreversível. As manchas hoje ainda mais ou menos intactas e que serverem de banco genético para o repovoamenteo do que foi dizemado também desaparecerão progressivamente.

Quanto à fauna, a situação é igualmente grave, especialmente no que se refere a especies menos visíveis, que o leigo não vê, por não serem espetaculares em seu aspecto ou por vivemrem escondidas ou terem hábitos noturnos. Entre estas temos os répteis. O caso mais trágico é o do jabuti, nossa tartaruga terrestre. Ela não tem como escapar do fogo. Se está desperta, caminhando, pastando, comendo frutas, carcáças, excrementos, não consegue caminhar com velocidade suficiente para escapar. Se está debaixo de folhas secas, será torrada viva igual. Outros répteis, como iguans e, sobretudo lagartixas de pequeno porte, também não conseguem escapar do fogo. O mesmo acontece com muitas cobras e serpentes. Os anfíbios, especialmente pererecas e sapos são igualmente vulneráveis.

Todos aqueles pássaros que fazem seu ninho a pouca altura em arbustos ou em capim denso, como por exemplo o Tico-Tico e muitos Beija-Flores, que fazem seus ninhos em alturas de um a três metros, estarão completamente perdidos se pegados na época da nidificação.

Os maiores estragos, entretanto, são causados entre os insetos. Também entre estes, alguns são propiciados. É o caso dos gafanhotos, que encontram melhores condições de desova em solo calcinado e ais pasto fresco logo após, enquanto que outros são totalmente destruídos onde passa o fogo. Também as formigas cortadeiras são propiciadas. Os mais vitimados são os insetos noturnos. Passam o dia escondidos em folhagem desnsa ou nas folhas secas sobre o solo, outros, sobre troncos, mimetizando as superfícies destes. A noite, se o fogo continuar, insetos de áreas não queimadas são atraídos pelo fogo em vôo suicida.

Entre os insetos está o maior número de espécies ainda nem conhecidas pela Ciência e entre eles temos também grande número de endemismos. O leigo não imagina a extensão dos estragos diretos e indiretos do fogo num ecossistema.

Numa paisagem tão extensamente devastada pelo fogo, como as que agora se vêem no Pantanal, mesmo aqueles animais que sobrevivem quando conseguem escapar às chamas, terão que concorrer com seus semelhates nas pequenas manchas de vegetação não queimada, sobrecarregando estas. No caso de pássaros insectívoros, sua base de alimentação fica enormemente reduzida. Insetos polinizadores, abelhas, arapuãs, mamangavas, borboletas, quando sobrevivem diretamenteo ao fogo, podem vir a perecer pouco após por falta de recursos de néctar e pólem. O verde exuberante, que pode aparecer após as primeiras chuvas depois do fogo, engana as pessoas qeu conseguem perceber o incrível empobrecimento do ecossistema, o irresistível de grande parte dos estragos.

Por isso, se quizermos chegar a uma fazenda pantaneira realmente 'ecológica', não poderemos esperar muito para mudar de sistema. Se o fogo continuar por mais alguns anos, os estragos não serão mais reparáveis. Para chgarmos rapidamente a um novo caminho teremos que, inicialmente, procurar entender as verdadeiras causas do atual desastre. (...o texto prossegue com maiores explicações aqui)"

E te digo uma coisa: a maior parte das queimadas nas fazendas se dão para CRIAR GADO-

Quanto aquelas pessoas que chamam as plantas de mato, quando não são plantas domesticadas por seres humanos, elas muito se enganam e o problema dos incêndios urbanos nas cidades ocorrem por causa de pessoas que não gostam de "mato" e a culpa fica sendo só dos fumantes que são menos culpados por isso. Assim, as doenças não se deve ao "mato", aquilo que deveria ser chamado de bosque, mas se deve justamente a um desequilíbrio, a uma desarmonia e a um enfraquecimento dos sistemas. Estas são conclusões que cheguei e que foram melhor alicerçadas por diversos materiais e pelas aulas do Seu Carneiro, vive com muita saúde, com a graça de Deus e foi amigo do autor deste trecho acima que me fez chorar, por me dar mais uma vez conta de que este planeta está literalmente morrendo e não é de hoje.

Se uma planta qualquer chegar a querer morar com você saiba que é dessa planta que você precisa por perto. Exatamente dessa...

Thursday, January 04, 2007

A série "Amazônia" na Rede Globo

Está de alto nível a série "Amazônia" apresentada na Rede Globo de Televisão. Ampla pesquisa, cenário para não colocar defeito, músicas das melhores dentro do contexto...Assisti ontem o segundo capítulo. Além de tudo nos ajuda a entender este processo histórico do Brasil que não tivemos a chance de conhecer por inteiro nos livros de História onde no colégio e na faculdade se tem um esboço daquilo que se vai incrementando com o interesse particular, quando ser auto-ditata é uma cisma pessoal e não algo que possa ser obrigatório, quando é pouco incentivado numa sociedade tecnicista ascendente. Mas, este interesse e esta curiosidade pela História do Brasil se deve muito a séries encantadoras como esta, provavelmente. Não sei se vou assistir sempre, mas valeu muito a pena ver este segundo capítulo. E se você que está lendo é estrangeiro, não perca esperanças em ver este programa, pois é produto tipo exportação.

Nada poderia ser mais apropriado para se ver na TV, do que esta série, hoje em dia. Quem fica cansado naquela hora talvez deva gravar para assistir em momento oportuno.

A baquiana nº 5 de Villa Lobos que toca como um dos fundos musicais de "Amazônia, representou para mim o grito da terra pedindo socorro, o grito da natureza, pedindo socorro sem chorar, mas de uma forma muito delicada e persuasiva.

Esta manhã, depois de ter visto a série à noite eu tive um sonho com a música Água Viva do Osvaldo Montenegro. A música estava idêntica na minha cabeça, acho, em algumas partes e vi um rio que percebi com sendo o Rio São Francisco. E no meu sonho a música Água Viva teria sido feita para o Rio São Francisco. Isso me pareceu óbvio, embora não seja lógico. O rio que eu vi era estreito como um corrego e eu o enxergava negro, embora sentisse suas águas límpidas e geladinhas. Foi um sonho muito bom de se ter. O Rio São Francisco está escorrendo dentro de mim, esse querido. E nunca vi este rio pessoalmente.

Agnus Sei

Agnus Sei

Elis Regina
Composição: João Bosco/Aldir Blanc

Faces sob o sol, os olhos na cruz
Os heróis do bem prosseguem na brisa da manhã
Vão levar ao reino dos minaretes a paz na ponta dos arietes
A conversão para os infiéis
Para trás ficou a marca da cruz
Na fumaça negra vinda na brisa da manhã
Ah, como é difícil tornar-se herói
Só quem tentou sabe como dói vencer Satã só com orações
Ê andá pa Catarandá que Deus tudo vê
Ê andá pa Catarandá que
Deus tudo vê
Ê anda, ê ora, ê manda, ê mata, responderei não!
Dominus dominium juros além
Todos esses anos agnus sei que sou também
Mas ovelha negra me desgarrei, o meu pastor não sabe que eu sei
Da arma oculta na sua mão
Meu profano amor eu prefiro assim
À nudez sem véus diante da Santa-I
nquisição
Ah, o tribunal não recordará dos fugitivos de Shangri-
LáO tempo vence toda a ilusão
*
É difícil explicar esta música e entendo ela um pouco a meu modo.
Não sei exatamente a história desta canção. Ela se encaixa muito bem nesta época em que vivemos em que apesar da globalização existe muita hipocrisia, em que obrigam as pessoas de bem a andarem "mascaradas" (sentido metafórico) e envoltas em véu para que a verdade não se revele ou teremos vítimas inúteis de um sistema corruptor/corrompido em série e em doses homeopáticas imperceptíveis. Dai um certo obscurantismo medieval que persiste quando muita tirania precisa ser vencida e por nós os "infieis". Hoje você pode combinar alguma coisa num contrato verbal e ser realizado exatamente o oposto por vontade de uma das partes,( e no contrato escrito é que a gente mais se "rala" mesmo) o poderoso e fica difícil lutar contra isso pelos meios legais, quanto mais por meios ilegais. Hoje a gente muitas vezes precisa fingir que alguém completamente desonesto é honesto para não cometer um crime contra honra por exemplo e fazer esforço enorme para não obedecer a esse mesmo sujeito. Hoje em muitas vezes é preciso abafar um grito no travesseiro quando se sabe que isso não vem de hoje. E o cordeiro imolado é uma pessoa simples, tentado permanecer em seu íntimo pura e incorruptível, conseguindo sempre ou não, com forças heróicas, sobre-humanas. O não pode ser proferido com a desculpa, a mentira, a evasiva...E vem aquela vontade de que todas as verdades apareçam enquanto estivermos vivos e aquela vontade de que todas as máscaras dos impostores caiam, sendo esta uma "esperança equilibrista" que se apresenta muitas vezes em forma de angústia e sensação de injustiça quando os valores sociais precisam ser mais do que nunca coletivamente reconstruidos. Talvez você, que está lendo tenha muito a acrescentar sobre esta impressão particular desta música, da qual eu não me lembrava ou não conhecia mesmo até a poucos dias. Que bom se ela falasse dos anos da ditadura apenas, mas ela fala também do momento atual, o homem das luzes e das sombras desta nossa vida.


Veja e sinta!


De otimista eu gostaria de dizer que vivemos um processo histórico e estamos todos aprendendo.

Tuesday, January 02, 2007

E disse meu presidente

"Sou presidente de todos sem me preocupar com a origem, mas continuarei fazendo o que faz uma mãe: cuidarei dos mais necessitados".

Apoiado Lula. Eu não queria mesmo a rainha da Inglaterra. Eu quero o presidente deste pais aqui. Bem aqui...

Que o direito do meu irmão necessitado possa sempre vir antes do meu!

Molhado

Sem teto, sem emprego, peregrino a buscar sobrevivência ao através o rio como o povo de Israel atravessou o mar: