Friday, August 15, 2008

O primeiro arroz brasileiro ou africano

Resgatado do tempo dos escravos, trazido por eles da África e após ter sido até proibido o cultivo, o arroz quilombola voltou a ser cultivado no Rio Grande do Sul, alimenta muito, matando a fome. É de um sabor peculiar e não requer grande sofisticação culinária para ficar gostoso. Mas, existem receitas especiais para este arroz e são de caráter internacional.

Minha receita: Refogar com alho ou cebola, colocar água como se fossemos cozinhar qualquer outro arroz integral mesmo (eu falei integral). Não deixei de molho nas vezes em que fiz este arroz e da última vez confesso: errei na quantidade de água para mais o que é irremediável e mesmo assim apreciei o sabor do arroz com feijão preto.

Quando você compra o arroz já obtém alguma dica de preparo e quem sabe alguma receita especial.

Temos fome e por isso algumas pessoas estão acima do peso e com problemas por causa da má alimentação. É que a industrialização retira as propriedades dos alimentos que são capazes de saciar nossa fome em quantidade normal e suficiente para alimentar nosso corpo físico fornecendo energia vital para podermos ser o que somos na terra.

Veja mais sobre isso no site

http://www.guayi.org.br/

Você encontra o arroz quilombola na Feira do Verde, ou Feira Ecológica da Rua José Bonifácio em Porto Alegre, em frente ao parque da Redenção e em frente a Igreja Santa Terezinha. Vale a pena uma vez por semana pelo menos comer um arroz de verdade que alimente e mate esta fome que muitos de nós têm insaciável. (Eu não tenho mais fome insaciável, porque uso muito pouco açúcar e procuro comer alimentos não refinados sempre que possível)