Tuesday, February 20, 2007

Sobre o Jardim Botânico de Porto alegre

Vídeo de Régis Dornelles
Música de Vivaldi
Não perca. Está dez.

Monday, February 05, 2007

PROPRIEDADES DA LINHAÇA

"PROPRIEDADES DA LINHAÇA

Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça moída. Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne ou cura as seguintes doenças : CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc., etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é; a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

  • - BAIXA DE PESO: A linhaça moída é excelente para baixar peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

  • - SISTEMA DIGESTIVO: Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.

  • - SISTEMA NERVOSO: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta ( esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores (reanimações naturais) .

  • - SISTEMA INMUNOLÓGICO: A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia.

  • - SISTEMA CARDIOVASCULAR: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos. -

  • DOENÇAS INFLAMATÓRIAS: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatóriasde todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc. - RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS: O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares. - DIABETE: O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangre. Esta é uma excelente notícia para os insulina -dependentes.

  • - VITALIDADE FÍSICA: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular . Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

  • - MODO DE USAR: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas .

Fonte: Amicca - Recebido por e-mail

Atenha-se aos chamados ALIMENTOS FUNCIONAIS. Eles são facilitadores naturais para que vivamos com saúde e qualidade de vida. Fazem prevenção e remediam problemas graves. Seu rol varia um pouco de autor para autor, mas o nosso interesse neles deve estar sempre presente junto a exercícios físicos que podem ser leves ou mais dinâmicos conforme as características de cada físico."

Muita saúde para você!

Friday, February 02, 2007

O "coronelismo" brasileiro

Ontem a mini série Amazônia mostrou a seguinte cena típica do coronelismo brasileiro:

Um trabalhador seringueiro da Amazônia (que estrai a borracha dos seringais [árvores que produzem a borracha vegetal]) plantou para a esposa uma pequena horta no pátio da casa para fornecer uma alimentação forte aos filhos. Quando a mulher colhia os primeiros quiabos para fazer um ensopado, apareceu um capataz do patrão e destruiu a horta. Bravo,o seringueiro foi a luta contra o capataz. Quando o patrão soube enviou quatro homens que covardemente deram uma surra no seringueiro e na frente de seu filho ainda criança. Para que os operários se alimentassem seria preciso que comprassem alimentos caros no armazem do patrão e não produzissem sequer para a subsistência e assim ficavam sempre devendo para os patrões, os coronéis. Sabe-se que em alguns lugares do Nordeste e do Norte do Brasil ainda ocorre este tipo de relação empregatícia. Há trabalhadores empregados na Amazônia, por exemplo, que produzem soja e alimentam-se de arroz com massa todos os dias, um tipo de alimentação muito comum no Brasil destinada aos proletários explorados. O dever dos patrões, pessoas que tem condições de empregar,deveria ser ao menos o de fornecer alguma alimentação equilibrada para seus subordinados a baixo custo e, cada vez mais, todos devem ter condições de produzir se for conveniente uma pequena horta em seu pátio, em seu canteiro, em sua escola, condomínio ou de outras formas criativas. Ali na horta está boa parte da saúde e da vitalidade de um povo disposto a aprender novas e melhores formas de se viver em harmonia quando o poder deve ser dirigido ao serviço do bem comum.

Acrescento que o patronato deveria ter o dever legal de fornecer condições de fornecer aos seus subordinados uma alimentação condizente com os valores nutricionais conferidos por nutricionistas e fiscais. Isso diminuiria uma série de gastos do governo com saúde, este valor que as pessoas precisam ter para trabalhar bem.