Tuesday, May 01, 2007

Exigimos o respeito dos cientistas

Como vegetarianos e protetores dos animais no nosso dia a dia por convicção de nossas almas, exigimos dos profissionais das ciências naturais, sobretudo dos médicos que são aqueles que têm mais poder neste aspecto, que reconheçam nosso direito de sermos o que somos com todo o respeito.

Hoje quando alguém vai ao médico, este médico não tem o direito de dizer que aquele indivíduo não pode ou não deve ser vegetariano.

(...)

"Sobre os estudos científicos (a respeito do vegetarianismo)

Os estudos científicos antigos estavam preocupados em verificar se era possível a adequação nutricional com uma dieta vegetariana. Muitos profissionais ainda estão vivendo neste passado. Atualmente não há dúveidas científicas quanto a adequação.

A comparação de artigos científicos que descrevem deficiências nutricionais em vegetarianos com artigos que demonstram o contrário mostra que a diferennça está no planejamento da dieta e não na presença da carne.

Em 1997, a ADA (American Dietetic Association) revisou os trabalhos científicos bem desenhados sobre o vegetarianismo e se posicionou:

"A posição da ADA (American Dietetic Association) é que a dieta vegetariana adequadamente planejada é saudável, nutriconalmente adequada e resulta em benefícios para a saúde e na prevenção e tratamento de certas doenças."

Essa adequação é descrita para todos os estágios da vida (infância, idade adulta, senilidade, gestação e amamentação). Em 2003, o parecer da ADA (Amercian Dietetic Association) e Nutricionistas do Canadá acrescenta a recomendação de que os profissionais de saúde têm o dever de incentivar e apoiar os indivíduos que expressam desejo de se tornarem vegetarianos.

Os estudos científicos atuais estão mais preocupados em demonstrar as implicações à saúde ao se adotar uma dieta vegetariana, visto que a adequação já está comprovada. Os benefícios são muitos (leia o vegetarianismo e sua sua saúde_ no site da svb- vide créditos)"

Pelo departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira

Trecho do panfleto: Por que muitos profissionais da saúde têm preconceito contra o vegetarianismo? (Eu responderia assim: Por que a maioria destes não é vegetariano.)

Créditos:

Material da SVB do Brasil fornecido pela SVB de porto Alegre:

www.svb.org.br

http://www.svbpoa.org/

Da minha parte acho que o termo "apoiar" é muito forte. Acho que o profissional de saúde quando freqüentado por um vegetariano (o que pode ser bem mais raro, pois vegetariano geralmente adoece menos) tem de respeitar o vegetarianismo e não se insurgir contra ele. Da mesma forma temos de respeitar a dieta kasher por exemplo e outras formas culturais de alimentação, sem impor nossos próprios hábitos aos demais. Obviamente que devemos respeitar os onívoros de igual forma e enfim temos de respeitar a todos sem exceção.

Quanto aos cereais integrais considero inquestionável que num hospital ou outra instituição em que as pessoas fiquem hospedadas por motivo de tratamento faça parte da dieta o pão integral no mínimo e não seja necessário pedir uma fatia de pão integral no desjejum. Isso não é só para vegetarianos, é para todos. Nossa saúde depende de alimentos não refinados, quando muitas pessoas toleram apenas em parte estes alimentos, ou pessoas idosas já não o toleram mais por causa de uma cultura de modo geral pouco nutritiva que gera insatisfação e consumismo ad infinitum.