Sunday, April 29, 2007

Açúcar é veneno a não ser em pequenas doses

Sim, eu uso açúcar. Uso açúcar mascavo e preciso me cuidar para não ingerir muito açúcar, pois no meu caso apetece bastamte o sabor doce. Mas, eu resisto às ofertas de doces e resisto a tudo o que eu quizer em relação a tentações na minha vida. Estou livre do que me prende, mesmo que precise me libertar ainda mais. Procuro me situar aqui, pois objetivo do post não é dar sermão antipático em quem quer que seja, o quanto menos nas pessoas que comem doces demais.

Então, o açúcar é sempre pior do que se pensa, especialmente se for açúcar refinado.

Li agora mesmo, com uma certa pregüiça em ler tantos ítens sobre um assunto e todos eles contando dos malefícios do açúcar no organismo, sendo que vão desde a agitação psico motora até câncer. Veja aqui esta lista fornecida porNancy Appleton, Ph.D., no Guia Vegano .

Devo acrescentar que conforme aprendi com os tratamentos homeopáticos da família e algumas leituras, o açúcar é fator que favorece a umidade do organismo. Faz as mucososas produzirem mais muco e favorece retenção de líquidos e inchaço. A criança que come muito doce geralmente tem o nariz sempre escorrendo. O ph do muco formado em todas as mucosas, inclusive nas genitálias se torna excessivamente ácido com o açúcar favorecendo o aparecimento de doenças ginecológicas na mulher e quanto ao homem não posso afirmar exatamente o que possa ocorrer neste sentido. Com o ph de modo geral mais ácido no organismo, vírus e bactérias tiram proveito da situação do indivíduo vulmerável a inflações e infecções de todos os gêneros. E, contudo, quem não gosta de comer doces? Quem acha que pode viver sem comer doces? Nem mesmo os diabéticos deixam de comer de vez em guando algum doce mesmo que feito especialmente para diabéticos com adoçante especial que não pode também ser usado em excesso. Mas, então, o importante é diminuir o doce na alimentação, porque sabemos das suas conseqüências. O açúcar refinado deve ser substituido sempre que for possível, pois não deveriamos nos alimentar de alimentos refinados* (*nota ao pé da página). O uso da fruta, beterraba e passas de uva secas supre de forma satisfatória e sem prejuiso o desejo por doce, mas tudo deve ser bem dosado. Se saiu do limite paga a conta. Assim é conosco.

Conhecidos os malefícios do açúcar no linque que coloquei aqui do Guia Vegano, só nos resta uma alternativa: cuidar para não ingerir muitos doces e substâncias adoçadas com açúcar. Sacarina é pior pois causa câncer, aspartane tem limite quanto ao uso ou pode dar dor de cabeça (não posso afirmar com certeza outros malefíceos sobre o aspartame) e da stévia não se pode afirmar muito, sendo que hoje a stévia tem a melhor reputação entre os adoçantes, exceto no sabor ácido.

*alimentos refinados: Antigamente o refino dos alimentos teve uma conotação de melhoramento na apresentação dos alimentos, mas além disso era condição de higiene. Por exemplo, durante a época do Malus Maleficarum, manual da caça as bruxas na Idade Média, disseminou-se um fungo no centeio e o pão produzido por camponeses sem refino, base da alimentação desses, passou a provocar uma doença muito grave que acometia o sistema nervoso central destes camponeses, tidos pela sua doença como bruxos endemoniados e portanto perseguidos durante a Inquisição e colocados na fogueira juntamente com parteiras, herbalistas, judeus , ciganos, cientistas inovadores e todas aquelas pessoas que por serem diferentes acarretassem suspeitas de acordo com os absurdos daquele manual de perseguição.

Devido a falta de condições de higiene e cuidados especiais, retirou-se toda a substância nutritiva dos cereais e do açúcar, ficando somente calorias vazias de nutrientes, mudança essa responsável por grande parte das doenças civilizatórias, juntamente com a ingestão de carne, sobretudo com exagero. Juntamente com este refino, conforme sabemos, corantes, espeçantes, aromatizantes passaram a "incrementar" comercialmente os produtos comestíveis, tornando-os mais práticos e consumíveis, sem questionar-se as perdas que foram sendo acarretadas. Estas perdas devem ser cobradas pelo consumidor consciente. Eu e tu somos consumidores conscientes, não somos? Já comprou uma lupa para ler as letrinhas dos produtos no supermercado? Digitalizo aquelas letrinhas e leio bem o rótulo com letra 12.

Quanto ao o açúcar, já se afirmou que fosse fator que predispõe ao crime. Não sei se por interesse industrial e comercial, se por vício civilizatório eivado de ilusão ou se porque é realmente verdadeira a contradição a essa conclusão, que hoje ela está desacreditada. Mas, que o açúcar faz muito mal e irrita como todo vício isso é verdade. O açúcar causa uma leve síndrome de abstinência que associado muitas vezes ao café produz grande irritação até que se repita "n" vezes a dose. Para quem vende é interessante que se repita a dose a menos que fale mais alto querer bem aos demais, certo?

O refino dos alimentos ocorreu também em uma época em que não se conheciam direito as propriedades dos alimentos, e não se tinha esta noção que se tem hoje sobre os benefícios da fibra e das vitaminas e sais minerais. Então achavam que o alimento ficava mais digestivo com o refino, sendo que ocorre justamente ao contrário.

Quem come muito doce é um escravo, assim como podemos ser escravos de vários fatores. Algumas amarras são vistas como inocentes e graciosas, porque menos graves do que outras, mas nem por isso devem ser consideradas benéficas. Por isso tomemos cuidado com o açúcar. Ele é uma mal da nossas civilização e nos é oferecido com um belíssimo apelo, de dar água na boca de quem não se libertou menos ou mais e quanto menos libertos formos maior a nossa tortura interna em relação àquilo que alimenta nosso corpo dos desejos como a um obeso de eterna insatisfação.

Grande nota de roda pé, não?

Um abraço!