Thursday, April 26, 2007

Carne animal e mais um de seus inconvenientes




Como se não bastasse o fato de que a carne animal, principalmente a carne bovina e todas as carnes vermelhas, causar grande parte das doenças no ser humano pela sua ingestão, com a sua peculiar putrefação lenta no intestino, no Brasil existem problemas brasileiros em relação a carne. Tais problemas são, me parece, abafados pela mídia.


"As conclusões dos veterinários europeus sobre as condições fitossanitárias da carne brasileira apontam que a criação do gado e a produção de carne no País continuam fora dos padrões europeus e podem sofrer embargos, apesar das visitasdos inspetores de Bruxelas ao País nos últimos meses. A avaliação foi apresentada com exclusividade aos deputados do Parlamento Europeu, que agora pedem que um embargo seja imposto sobre os brasileiros. Os representantes pressionarão a Comissão Européia para tomar medidas contra o País nas próximassemanas.Bruxelas realizou uma série de inspeções no Brasil desde março e deixou claroque essa seria a última oportunidade que o País teria para evitar prejuízos. O Brasil é o maior exportador de carne para a Europa, com 270 mil toneladasvendidas por ano. Mas em uma reunião com o comitê agrícola do ParlamentoEuropeu, os veterinários de Bruxelas alertaram para dois problemas principaisna importação. Um deles é o registro nas orelhas dos animais, que só é feitoentre 30 e 90 dias antes de o gado ser abatido. Isso significa, para osveterinários, que não há como ter um rastreamento prévio do animal e, portanto,pouco controle de sua origem.Outro problema é o uso de remédios que não são aprovados na Europa. "A carnebrasileira está abaixo dos padrões de qualidade da carne européia", afirmou Jonathan Evans, deputado do País de Gales no Parlamento Europeu e que lembraque as queixas estão sendo feitas desde 2003. "Se vamos impor uma forteregulação sobre os nossos produtores, queremos que seja válida aos do Brasiltambém no que se refere à qualidade", afirmou.Apesar das inúmeras visitas de veterinários ao País e das ameaças feitas pelacomissão ao Brasil, as autoridades de Bruxelas admitem que a situação ainda nãoé ideal e que o governo não tomou medidas suficientes para que a importaçãopossa ocorrer sem barreiras.O comissário Markus Kyprianou, que se ocupa da saúde animal e da proteção aosconsumidores, viajou até o Brasil fazer o alerta há poucos meses. Não só amensagem não foi bem entendida como o governo passou por saia justa ao oferecerum churrasco ao europeu, ainda que o comissário fosse vegetariano. Em Bruxelas,as autoridades explicam que, para que um embargo seja colocado sobre a carnebrasileira, os veterinários terão de apresentar ainda o relatório final sobre oBrasil aos ministros dos 27 países do bloco para que tomem uma decisão.O Brasil alerta que a pressão por um embargo não passa de uma desculpa para ossetores de carne da Europa que estão perdendo com as importações brasileiras equerem impor medidas protecionistas."


por-- Marly Winckler


"www.vegetarianismo.com.brwww.svb.org.brwww.ivu.org--


AlexWebmaster


(a bicicleta do Alex não pode ser representada aqui no blog.)


do GUIA VEGANO e notícia recebida por e-mail do grupo do Guia Vegano no Google"


Bom, gente, o Brasil vai muito bem com a soja hoje em dia, quando nunca foi produzida tanta soja no Brasil. Parece que ainda somos os maiores produtores de café conforme li na internet não faz muito. E embora haja o problema da monocultura, dos trangênicos, do desmatamento para produção agrícula, ainda assim podemos afirmar que nada devasta mais do que a produção de gado. Os produtores de gado também merecem nosso respeito e paulatinamente devem se organizar em torno de uma nova cultura, sendo que futuramente irão substituir de alguma forma boa para todos, os seu gado por policultura e reflorestamento com a devida orientação ecológica e de acordo com os padrões culturais de uma civilização que não tende jamais a ser a mesma. Veja bem: o mundo está se transformando. As adaptações não precisam ser agressivas e podem visar o bem comum e serem direcionadas pela sabedoria. A sabedoria nos conduz a um mundo sem escravidão, cada vez mais e, por consegüinte, um mundo que se despede da escravidão animal, com o reconhecimento cada vez mais vivo da nossa natureza animal que se realmente avantajada em relação às demais espécies, conforme muitos ainda supõem, seja essa avantajada no sentido de se defender essa sutileza tênue que gera equilíbrio, a defesa do fraco pelo mais forte e a utilização de todo talento e habilidade em função do progresso do mundo. Já dissemos, outrora, em função do progresso da humanidade... Digamos agora que tudo venha em direção do progresso do mundo e quem sabe um dia em função do progresso do Universo possamos manifestar nossos anseios coletivos, sem martírio, sem especialismo, sem especismo, mas cada vez mais perto uns dos outros, assim que soubermos da importância de cada ser que habita nossa casa. A nossa casa pode ser maior do que este apartamento donde escrevo.


Não temos exatamente a vida que gostariamos. Eu não tenho. Você que está lendo, provavelmente, não tenha. Mas, se de uma forma natural e protegida, pois todos nós merecemos alguma proteção do todo, podemos mudar para melhor.


A vocação da terra, hoje, estou certa, é abandonar a escravidão animal.


À propósito:


Dizem que o gaúcho tradicional depois do almoço de uma churrascada de fim de semana toma leite de magnésia antes de cestear. Pois, precisar do leite de magnésia é sinal de que a carne não faz bem para o aparelho digestivo. Precisar todo o fim de semana de um remédio, seja ele um leite de magnésia, um sonrisal ou mesmo um chazinho digestivo, pode signifcar um problema de saúde crônico e este problema pode se chamar, em última análise "comer carne animal principalmente carne vermelha", embora a doença possa ser desde gastrite até algo bem mais grave. Se você tem este tipo de problema, cuidado, a carne pode estar lhe matando aos poucos!(Doces, ketchup, mostarda e bebidas alcóolicas em excesso também? Mas, que coquetel suicida!)