Monday, April 30, 2007

Recomendado aos cientistas e futuros cientistas

Com toda a admiração que tenho para com os profissionais e aprendizes das Ciencias Naturais de modo geral, neste caso recomendo o livro:

ALTERNATIVAS AO USO DE ANIMAIS VIVOS NA EDUCAÇÃO- pela ciência responsável

Autor Sérgio Greif

Literatura que trata da humanização do ensino na área da saúde através da substituição do uso de animais vivos (vivissecação) por métodos alternativos.

Sérgio Greif, foto da SVB do Brasil

"Sérgio Greif é paulista, vegetariano desde 1980 e vegan desde 1998. Formado em biologia, cursou mestrado em ciências da nutrição, utilizando como campo de pesquisa o hábito alimentar vegetariano. Sérgio é entusiasta do vegetarianismo e da luta pelos direitos dos animais. Divulgador do movimento anti-vivissecção, é co-autor do livro "A Verdadeira Face da Experimentação Animal" e autor do livro " Alternativas ao Uso de Animais Vivos na Educação".

Sei disso e compreendo muito bem que é questionado porque o ensino se divide em humanisticas e científicas. Em muitos casos os cientistas são pessoas sensíveis que gostariam de trabalhar de uma forma mais estética, mais ética e menos agressiva. Mais holística, enfim...Muitos são estes cientistas de inteligência sensível que abrem caminhos para humanidade caminhando bastante humanista (não considero este termo nada apropriado, mas não encontrei outro) quando tiveram de buscar por si mesmos material que a ciência tradicional não fornece e deixa a desejar no seu bojo. As faculdades deixam muito a desejar também nas chamadas ciências humanas que foram adquirindo um carácter tecnicista e pior ainda, aquilo de mais humano que se aprende nas universidades é justamente o que não se aplica no trabalho prático, desconectada que está a finalidade última de todo trabalho do resultado cada vez mais imediato e paliativo encontrados por diversos profissionais, muitos deles conscientes disso e insatisfeitos. Ampla, pela e apaixonante psicologia e filosofia nos foi fornecida por alguns professores e quando vamos ao trabalho tudo isso parece se tratar de contos da carochinha ouvidos na infância quando abrimos caminho através da palavra de uma forma que para funcionar muitas vezes precisa se tornar uma espécie de magia ou encamento quase nunca possíveis nos critérios de absoluta honestidade. (Isso escrevo baseando-me no meu trabalho como atriz coadiuvante nos bastidores da "Justiça" onde tive contato com a realidade do Direito, como servidora e serva sempre muito mais do Direito do que da Justiça. Justiça::ambrosia dos deuses que Atenas nos promete a todos desde os primórdios.)

Minha sobrinha ama muito aos animais e vou tomá-la como exemplo. Ela deixou a área científica pela humana, tendo se formado em Pedagogia Especial, por causa principalmente da brutalidade das experiências exigidas. Hoje em dia encantada com o grande áquario australiano nos conta com detalhes como são os "bichos" e suas aulas sempre tratam de animais, sempre presentes na sua vida de uma forma abstrata ou concreta quando pretende um dia trabalhar com animais terapeutas.

Eu quiz alguma vez ser uma cientista, mas foi um engano. Minha capacidade é limitada à área humanistica da cultura, quando nós que temos uma formação humanista jamais podemos nos apartar dos dados científicos buscando auxílio destes profissionais para apresentar dados, laudos, perícias e provas no Direito, por exemplo.

Desejo que o conhecimento da humanidade, humanista ou científico possa ser sempre poético e inspirador, mesmo nas horas que nos deparamos com as agrúras encontradas na realidade.

Créditos:

O livro recomendado acima foi visto no folder do INSTITUTO NINA ROSA, oferecido gratuitamente pela SVB de Porto Alegre.

http://www.svb.org.br/

A fotografia e dados do autor do livro vieram do site da SVB do Brasil

http://svb.org.br/

Veja mais aqui.

Instituto Nina Rosa, completamente exemplar:

www.ninarosa.org

"A educação e o exemplo têm poder transformador e incentivam a responsabilidade pela natureza, pelo reino animal, e pela própria humanidade."

Por Nina Rosa