Sunday, April 15, 2007

Cidró ou capim limão

Qual o nome pomposo? Cymbopogon citratus

Da família das Gramíneas: GRAMINEAE. É uma gramínea como toda grama e todo capim, mas nem uma delas acho que tem um cheiro tão agradável. As gramíneas absorvem muita luz o que do ponto de vista espiritual é muito bom. São muito decorativas nos ambientes fechados, mas é necessário que recebam bastante luz.

Quem confundir cidró com cidreira vai errar, mas pode não errar nos efeitos mais populares desta maravilhosa erva. É boa para para os nervos, para a digestão e funciona como um analgésico leve. No RGS é comumente usada no chimarrão conferindo a essa bebida um sabor especial. mas, é recomendável que a freqüência de se usarem chás no chimarrão, conforme eu mesma uso, seja sob controle, pois as ervas acrescidas ao chimarrão são remédios que vão muito além de estimulantes e que devem ser reservadas para doença ou mal estar além do cuidado que devemos ter com efeitos residuais das ervas que acumulados no organismo por excesso se tornam toxinas. Nem por isso a gente deve deixar de vez em quando usar ervas no chimarão ou comprar aquele chimarrão muito mais gostoso com ervas suaves como cidró, erva-doce e camomila. O último chimarão que eu comprei é um maravilhoso, o Barão de Cotegipe com ervas delicadas.

Há, o incenso citronela serve para espantar insetos e ajuda mesmo. Dizem que a própria planta é inseticida. Mas, o efeito é mais sutil e pode não resolver, sendo que eu pessoalmente confio mais naqueles aparelhinhos elétricos à noite, pois meu sangue é muito apreciado.

Veja aqui o capim cidró!

O fato é que a erva cidreira é outra planta bem diferente, mas que possui em comum as mesmas utilidades supracitadas.

De acordo com o livro Plantas da Medicina Popular do Rio Grande do Sul, de CLÁUDIA MARIA OLIVEIRA SIMÕES e outros ; Editora da Universidade, em breve resumo:

  • O cidró é também chamado erva-cidreira (impropriamente chamado assim como a outra erva bem diferente), citronela , capim-limão e capim-cheiroso

  • É usado popularmente como calmante, analgésico em dores de estômago, de cabeça e abdominais, é antifegril, anti-reumático, carminativo (reduz gases intestinais), antitussígeno, diaforético (produz suor), emenagogo (provoca menstruação)
  • Possui um óleo essencial, o citral que é relaxante muscular.