Friday, May 04, 2007

Dieta Vegetariana é mais do se supõe

Resposta da SVB a artigo Dieta Vegetariana no site do Terra

"Dieta vegetariana
Revista Plástica & Beleza
É muito mais uma filosofia de vida. A origem é milenar e consta que os primeiros povos a aderirem foram os budistas e indianos, por questões religiosas. Mas hoje existem diversos tipos de vegetarianos - desde os que se alimentam somente de vegetais até os que não consomem ovos ou laticínios e derivados de animais.
Alimentos permitidos:Todos os alimentos de origem vegetal são aceitos.
Alimentos proibidosCarne vermelha é proibidíssima!
Vantagem: um regime sem carnes diminui o consumo das gorduras saturadas e os riscos de doenças cardiovasculares.

Desvantagem: o vegetariano sofre por causa da deficiência de cálcio e ferro. Em alguns casos, precisa ingerir suplementos alimentares para não ficar anêmico. "Os vegetarianos também envelhecem mais rápido já que têm deficiência nutricional", conta o Dr. Alexander.

Posicionamento da Sociedade Vegetariana Brasileira

"Com embasamento científico (através de periódicos de revistas científicas indexadas - as referências estão abaixo) podemos afirmar que a dieta vegetariana está associada com maior longevidade. A prevalência de anemia por falta de ferro é a mesma em vegetarianos e em onívoros (indivíduos que comem de tudo).Com relação ao cálcio, os vegetarianos que ingerem leite e queijo costumam apresentar uma melhor ingestão de cálcio do que os não vegetarianos. Vegetarianos que se abstêm de lácteos apresentam menor ingestão de cálcio, mas a massa óssea e o risco de osteoporose não é maior, pois a saúde óssea depende de diversos outros fatores que não o cálcio. Existem diversos fatores a serem analisados nessa questão, mas é fato que vegetarianos não estão mais propensos a apresentar osteoporose do que onívoros. No meio científico evitamos trabalhar com teorias (como foi o relato da reportagem) e enfatizamos o que chamamos de medicina baseada em evidências (como os dados que coloquei acima e com as referências abaixo). Referências: -Pramil N Sing, Joan Sabaté, Gary E Fraser. Does low meat consumption increase life expectancy in humans? Am J Clin Nutr 2003;78(suppl):526S-32S. -Smith, Annabelle M.Veganism and osteoporosis: a review of the current literature.nternational Journal of Nursing Practice. 12(5):302-6, 2006 Oct. -New SA.Do vegetarians have a normal bone mass?. Osteoporosis International. 15(9):679-88, 2004 Sep. -Hunt JR. Bioavailability of iron, zinc, and other trace minerals from vegetarian diets. American Journal of Clinical Nutrition. 78(3 Suppl):633S-639S, 2003 Sep."
Pelo Dr. Eric Slywitch
Material fornecido pelo Guia Vegano
O estudo dos alimentos não é algo superficial e pode se tornar até muito complicado caso queiramos ou se preciso for em casos especiais. Mas, nós que queremos nos alimentar de acordo com o vegetarianismo temos a convicção de que é a melhor dieta para a saúde, por tudo aquilo que lemos a respeito. Da minha parte faz anos que leio sobre o assunto e sei o suficiente mais para mim do que para explanar o assunto, sendo que sempre que vou colocar sobre este assunto de uma forma mais generalizada devo buscar apóio de uma consulta, pois o assunto não é tão superficial quanto os novatos neste interesse em aprender supõem que possa ser. Existem por falar nisso estudos muito complicados a respeito, praticamente que em códigos de profissão, mas estes estudos eu penso que devemos deixar apenas para nutricionistas quando incluem cadeias químicas de elementos onde tudo é analisado de uma forma super minuciosa. Também incorro no erro das certezas sobre assuntos dos quais eu mais estudei, mas sou daquelas pessoas que faz muitas anotações e minha memória é a que preciso ter para não confiar na memória. (Por falar nisso discuti um conceito jurídico estes dias e eu estava errada, por estudos abandonados e falta de prática, mas muita certeza que deveria ser apenas de que fui boa aluna um dia)
Estamos aprendendo a nos alimentar na História toda humanidade. E este estudo por exemplo, numa discução nos faz entender que é melhor comer a soja em natura apenas cozida do que ingerir muita proteina texturizada de soja que perde parte das suas propriedades, sendo que a proteina texturizada imita a carne animal, o que ajuda a não romper com a tradição. A imitação da carne é própria da nossa geração de vegetarianos, mas isso está mudando na culinária, quando a cozinha vegan busca características próprias. Buscar o passado de toda a alimentação humana na tradição e inovar são dois caminhos paralelos e válidos para a alimentação da Nova Era. Será que estamos mesmo na Nova Era? Tenho minhas dúvidas, porque nossos netos podem achar que não.
Quanto as tradições, eu diria que elas precisam estar vivas. Elas precisam contar História. Na História da alimentação vegetariana, portanto devemos fazer menção aos pratos históricos e internacionais, assim como aos pratos religiosos como os da Pessah judaica, os pratos Natalinos e de outras tradições religiosas que não me ocorrem agora. Já a cozinha internacional é relida, i.e., dela é feita a releitura, na culinária vegetariana também com muita tradição. As inovações existem e as pessoas andam muito criativas ultimamente, fazendo viagens psíquicas sem precisarem usar drogas, porque o chacra laríngeo das pessoas anda se abrindo como que por contágio. Acho pelo que tenho visto e se eu estiver enganada não vou fazer porcaria de pesquisa nenhuma, pois para achar alguma coisa a gente não precisa machucar quem quer que seja.
Estou sendo provada. Uma barata de tamanho médio se aproximou do computador. Tem gente com mania de comer no computador. A barata adolescente pousou no meu braço e voa muito. Isso é um horror numa casa limpa com essa. Eu também mato moscas, baratas e acho que é só; se não for preciso matar outro bicho. Primeiro convido-a para se retirar. Com licença! Vou dar um jeito nisso.