Friday, April 13, 2007

Acréscimos ao Manjericão

ou Alfavaca como pode ser chamado o manjericão no Rio Grande do Sul

De ontem para hoje fiz acréscimos no post sobre o Manjericão que você encontra abaixo. O post me deu vontade de provar o meu molho presto simplificado que costumo usar sobre o pão integral. Meu filho mais velho adora comer com massa parafuso integral da Vitão, produto bom e de bom preço, fácil de achar. Compro o molho na Feira do Verde da Rua José Bonifácio, Porto Alegre, aos sábados pela manhã. Geralmente este molho é feito somente com azeite de oliva, um pouco de azeite de algodão (porque azeite de oliva é caro para chuchu), alguns dentes de áleo já meio picados (de dois a cinco dentes), sal e folhas e talinhos menores da erva no liquidificador deslingando de quando em vez quando esquenta a máquina e colocando no "pulsar" do meu liquidificador que é dos moderninhos. A quantidade de azeite eu regulo aos poucos. Fica com uma cor fabulosa se acrescentamos uma castanha de caju picada a esta mistura e continuamos a liquidificar. Apenas uma castanha é o bastante. As vezes acrescento ricota picada e esmagada no final e castanhas de caju picadas para um legítimo molho presto. Um pouco de pimenta dedo de dama pode entrar na mistura como variante. As vezes eu faço o presto misturando manjericão roxo com verde. O manjericão roxo tem o gosto mais acentuado. Fica melhor dessa forma.

Amanhã acho que vai ter molho presto se tudo der certo.