Tuesday, May 08, 2007

Indigenamente vegan

Em São Paulo, mas esta moda pega:
"Restaurante Fulô celebra a cultura indígena com novos pratos inspirados na culinária nativa,
exposição fotográfica, vídeos e música

Para celebrar a cultura indígena, o Restaurante Fulô estará oferecendo aos seus clientes novidades em um cardápio especial com referências à culinária nativa, seus ingredientes e temperos, como o prato de tapiocas com farofa de pinhão e pirão de palmito pupunha, acompanhados de banana da terra. Para a sobremesa será oferecido o mbojape, bolo de milho de origem guarani preparado na palha de milho.


Na quinta-feira, dia 19 de abril, abre no restaurante a exposição Nossa Tribo, da fotógrafa Rosa Gauditano. A exposição Nossa Tribo mostra os índios em suas atividades rotineiras, habitação, festas, rituais e alimentação em 24 fotos, no tamanho 40x50 cm e 50x60 cm. Rosa Gauditano viajou durante 10 anos pelo Brasil documentando as culturas indígenas dos Carajás, Araras, Kayapós, Tucanos, Yanomamis, Xavantes, Guaranis e Pankararus.
Também quinta-feira (19/04), às 21:30 h, será apresentado o vídeo Darini – Iniciação Espiritual Xavante, duração de 46 minutos, com imagens gravadas na aldeia indígena de Etenhiritipá, no Mato Grosso. O vídeo Darini, nome do ritual que só acontece de 15 em 15 anos, foi feito pelos jovens a pedido dos anciãos da aldeia. Darini ganhou prêmio de melhor documentário indígena na Mostra de Cinema da cidade do México.


No sábado, dia 21 de abril, às 20:30 h, o cacique Ni-i, da tribo Katukina, e o maestro e produtor musical Sá Brito, com apresentação do vídeo CAIAPÓ METUTIRE. As imagens são das tribos Metutire e Capoto que ficam no território indígena Capoto-Jarina, Mato Grosso, perto do parque indígena do Xingu. Estas são mescladas a depoimentos de Orlando Vilas Boas, cacique Raoni Metutire, entre outros. Após a apresentação do vídeo, o cacique Ni-i lançará os CDs Txiriti e Shoiti, cantos de cura e o DVD Noke Aweti, falará sobre seu povo e entoará cantos de cura, seguidos por uma vivência de músicas indígenas, coordenada pelo maestro Sá Brito.

FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO DISPONÍVEIS PARA DIVULGAÇÃO
Exposição de fotografias "Nossa Tribo", de Rosa Gauditano
Abertura: 19 de abril, às 20:30 horas.
A exposição permanecerá aberta até 20 de maio.
Das 12:00 às 22:30 h de terça a sábado; domingos das 12:00 às 18:00h.
Vídeos:
Darini - 19 de abril, 21:30 horas (duração 46 minutos)
Caiapó Metutire e vivência musical - 21 de abril, às 20:30 horas"
Autoria:
Recebi este texto como e-mail do Alex do www.guiavegano.com.br
O anexo do e-mail continha uma foto linda de uma menina indígena e um prato lindo de Arte Culinária Indígena. Os olhos também comem, naturalmente. Imaginei o sabor daquela comida. Mas, que maravilha!
Todo o e-mail seria publicável do Guia Vegano, mas só publico alguns.