Tuesday, May 08, 2007

Biodiesel

Biodiesel pode ser uma ameaça e motivo de escassez de alimentos para países como o Brasil, mas o biodíssel está tocando diretamente também em outro aspécto: a pecuária. Entre pecuária e monocultura é preferível a monocultura. Esta é minha opinião.

Outro aspecto desta questão é o de que a soja deve servir também como alimento para pessoas e não tão somente para animais. A soja utilizada como combustível, assim como a cana e outras culturas possíveis de serem transformadas em combustíveis devem deixar margem para alguns produtos que sirvam à alimentação humana e não podem faltar terras para diversidade de produtos necessários à saúde. Acho que tem espaço para tudo isso, menos para a ganância.

Na wikipédia:

"O biodiesel refere-se a um combustível alternativo ao diesel, renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.


O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
O nome biodiesel muitas vezes é confundido com a mistura diesel+biodiesel, disponível em alguns postos de combustível. A designação correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do inglês Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.


O nome biodiesel também pode se referir ao "Programa do Biodiesel". Sendo assim, a palavra biodiesel deve ser devidamente especificada para evitar confusões quanto ao seu significado. Biodiesel simplesmente refere-se ao "combustível biodiesel" (B100), ou seja, ao biodiesel sem qualquer mistura com o diesel." (...) _ mais sobre o assunto aqui.

http://pt.wikipedia.org/

Usar ou não usar: Discutível...

Discutam civilizadamente, por favor!

Não tenho opinião formada ainda sobre este assunto.