Sunday, March 18, 2007

Gengibre

de acordo com a wikipédia: veja aqui.



Imagens da wikipédia- Brasil

Particularmente eu uso para início de dor de garganta, gripe ou fraqueza física e desânimo quando de origem mais física do que psiquica (não é fácil distingüir). Para mim esta é uma planta de estimação muito querida.


De acordo com medicina védica: veja aqui.

Informações agrícolas: aqui.

Acrescento aqui maiores informações sobre indicações e contraindicações da planta à partir do livro A CURA ASTRAL PELAS PLANTAS de

Enio Emmanuel Sanguinetti:

Gengibre

(...)

Sinonímia científica: Zingiber officinale Roscoe

Uso medicinal: falta de apetite, flatulência, cólicas flatulentas, reumatismo, gripes, tosses e bronquites catarrais, catarro crônico no aparelho pulmonar, pleurisma, ciática, nevralgias, impotência sexual, etc.

Propriedades: Expectorantes, anti-reumáticas, sialogogas (provoca a salivação), aperientes, estomáquicas, aromáticas, antigripais, analgésicas, etc.

Pode ser usado em chás e compressas de acordo com o autor. "Internamente, para adultos, prepara-se chá por decocção, com fervura durante 30 minuttos, utilizando 1 colher de sopa de rizomas (raizes) de gengibre, picados e triturados, para 1,100 litro de água fria. Posologia: 3 xícaras de dococto quente ou norno, sem adoçantes, diariamente, meia hora antes das principais refeições, durante o tempo necessário à cura ou alívio. Uso externo: (compressas ou cataplasmas): dose quadruplicada da substância, aplicando-se compressas ou cataplasmas, diariamente, 5 a 6 vezes, nas partes enfermas até a resolução do caso.

Contra-indicações:

Não se deve usar o chá de Gengibre (e também a ingestão por outras formas, eu creio.)

  • em crianças
  • gestantes
  • nutrizes e padecentes de úlceras gastroduodenais,
  • em casos de gastrite
  • em casos de carcinoma do aparelho digestivo.

Observação: O autor não aconselha o uso desta erva no chimarão.

Como eu uso o gengibre: Em pequenos pedaços da raiz cortados na hora e mascados após lavar bem o pedacinho e conservar a raiz seca na geladeira. Uso estes pequenos pedaços em um líquido quente (para mim isso faz bem, mas não sou herbalista e não posso afirmar que a medida que faz bem para mim não possa ser perigosa, pois veja que o autor do livro não aconselha no chimarrão que é um chá- estes pequenos pedaços podem ser torrados com suco de limão ou pode se fazer ralado com limão para comer em salada). Outra forma que eu uso é na forma de cristais de gengibre que a gente compra na farmácia.

Observação astrológica: As plantas de Vênus da qual o gengibre participa do grupo influenciam o pescoço, a garganta, seios e a genitália feminina.