Monday, March 12, 2007

Aquecimento Global e últimos protestos

"Protesto em SP critica falta de ação de Bush e Lula contra aquecimento global
08 de Março de 2007

Brasil — 'Refugiados climáticos' se reúnem no Monumento às Bandeiras, em frente ao Parque do Ibirapuera para exigir dos dois presidentes mais do que apenas uma discussão sobre produção de etanol.

O presidente americano George W. Bush chega ao Brasil nesta quinta-feira cheio de planos para uma parceria com o Brasil na produção do álcool combustível - ou etanol, como é mais conhecido em terras americanas.No encontro que terá com o presidente Lula, Bush discutirá acordos comerciais e o 'know-how' brasileiro na produção do biocombustível, mas não há previsão para uma agenda mais ambientalmente responsável. Por isso ativistas do Greenpeace foram ao Monumento das Bandeiras, em frente ao Parque do Ibirapuera, caracterizados como refugiados climáticos, para passar a mensagem: Lula & Bush: etanol é pouco. Salvem o clima! O Greenpeace acredita que os biocombustíveis são apenas uma parte de uma ampla gama de ações necessárias para minimizar as mudanças climáticas.“Obviamente, os Estados Unidos e o Brasil têm níveis diferentes de responsabilidade sobre a questão do aquecimento global. No entanto, os presidentes dos dois grandes poluidres da atualidade deveriam aplicar soluções definitivas e contundentes para a redução imediata das emissões de gás carbônico (CO2) de seus países, em vez de apenas discutir acordos comerciais de etanol”, afirmou Rebeca Lerer, coordenadora da campanha de clima e energia do Greenpeace Brasil.
No Brasil, 75% das emissões de gases do efeito estufa vêm do desmatamento, principalmente na Amazônia. Apesar de ter ratificado o Protocolo de Kyoto, o Brasil ainda não se comprometeu com metas concretas de redução de suas emissões. Num momento em que o Brasil vem tomando medidas para acelerar seu crescimento, o Greenpeace alerta para a necessidade de regulamentação para que a indústria de biocombustivel garanta a sustentabilidade sócio-ambiental. “É inaceitável a conversão de florestas ou ecossistemas intactos para a produção de etanol, bem como colocar em risco a produção de alimentos para a geração de biocombustíveis”, afirmou Rebeca Lerer. Já no caso dos EUA, maior poluidor global, as emissões são provenientes em sua maior parte da queima de combustíveis fósseis em setores como eletricidade e transporte. Os Estados Unidos não ratificaram Kyoto e tampouco adotaram metas de redução das emissões ou medidas concretas como a maior eficiência energética de sua frota veicular. “Os Estados Unidos é o principal emissor de gases estufa do mundo e precisa dar um passo gigante. Priorizar apenas a produção de etanol, sem adotar metas para a redução das emissões, é sair pela tangente” afirmou John Coequyt, coordenador da campanha de energia do Greenpeace EUA.

Fonte de informação: do Greenpeace brasileiro

Soluções Políticas indicadas pelo Green

O que podemos fazer como indivíduos:

Economize energia.

  • Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes, apague luzes desnecessárias, desligue aparelhos domésticos quando não estiverem em uso e compre eletrodomésticos classificados como nível A em eficiência energética.
  • Deixe o carro na garagem e utilize o transporte coletivo e a bicicleta, quando possível.
  • Dê preferência a combustíveis como o álcool e o biodiesel.
  • Faça revisões periódicas no seu veículo para reduzir as emissões de poluentes.
  • Evite o desperdício de água. Feche sempre a torneira quando não estiver em uso.
  • Em áreas sujeitas a secas prolongadas, armazene água.Informe-se sobre as habitações ambientalmente corretas, que aproveitam a água da chuva, usam energia do sol para iluminação e aquecimento, e têm climatização natural.Ajude a recuperar o verde de sua cidade.
  • Plante árvores no seu quintal, na sua propriedade rural e até mesmo em áreas públicas.
  • Apóie e participe de ações contra a destruição de nossas florestas.Exija da sua prefeitura sistemas eficientes de drenagem urbana, coleta e tratamento de esgotos.
  • Informe-se e procure entender as causas das mudanças climáticas e suas conseqüências.

Divulgue na sua comunidade estas informações e cobre dos governantes medidas para combater o problema e seus impactosPressione empresas e governos a substituírem as energias sujas, perigosas e ultrapassadas (combustíveis fósseis, nuclear, grandes hidrelétricas) pelas energias positivas (solar, eólica, pequenas hidrelétricas).

Compre móveis de madeira certificada e pressione a prefeitura do seu município a aderir ao programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace.Seja um ciberativista e participe das campanhas virtuais do Greenpeace."

Metendo a colher neste angu:

  • Eu faço algo de interessante que é usar a água que sai do final da lavagem na máquina de lavar para lavar o chão do apartamento. Esta água sai praticamente limpa e ensaboada.
  • Como disse um dos meus guris, o ar condicionado vicia, por isso aqui em casa procuramos ligar o ar condicionado nos dias em que está calor de mais e nos sentimos mal. Conforme o calor usamos um ventilador simples. Mas, muitas empresas fazem os empregados sentirem frio com o ar condicionado sempre ligado. Agora os ônibus em Porto Alegre, não estão mais exagerando em usar ar condicionado dando preferência a ventilação da abertura do teto em muitos casos, sendo que isso faz com que muitos possam respirar melhor no ônibus que quando cheio se torna sufocante.
  • Entendo que seja muito pouco o que nós indivíduos podemos fazer para melhorar a situação se não levarmos em conta um detalhe bem importante: as pequenas coisas que fazemos para sermos ecologicamente corretos ou quase geram em nós uma consciência ecológica prática, uma atitude de quem tem direitos e tem direitos porque cumpre com determinados deveres fazendo o melhor que pode. Esta consciência ecológica é transmissível de inúmeras maneiras e os bons exemplos são imitados, com certeza.
  • Agradeço ao nosso presidente por estar levando propostas ecológicas em consideração, como não poderia deixar de ser e entendo que não seja fácil conciliar redistribuição de renda e independência no sentido da soberania nacional com autonomia financeira com projetos sofisticados que visam ao bem estar do mundo todo.
  • Estou do lado de todos neste sentido e desejo que estas questões sejam muito bem pensadas, sobretudo por aqueles com poder de representação.
  • O futuro das novas gerações depende de todos nós.