Saturday, October 06, 2007

Impactos ambientais causados pela produção de carne






RELEASE
Impactos ambientais da produção de carne

Pecuária e desmatamento; pesca industrial e colapso de espécies oceânicas; aqüicultura e destruição de manguezais; suinocultura e poluição de lençóis freáticos; criação de animais para consumo humano e aquecimento global. Essas e outras relações perigosas estão presentes no caderno "Impactos ambientais do uso de animais para alimentação", produzido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Com o respaldo de fontes como FAO, ONU, WWF e IBGE, o caderno revela em que medida a produção industrial de carnes compromete a sustentabilidade em nosso planeta.

Para fazer o download gratuito do pdf, basta acessar http://email.terra.com.br/cgi-bin/vlink.exe?Id=qg/aaZ4ZzDVHriTZOdiEpJwtv/sO8gno5jtuC9k47%2BB9fGFZcGIpeA%3D%3D&Link=http%3A//svb.org.br/vegetarianismo/downloads/livros/index.php

Números presentes no caderno que ilustram o problema:
No Brasil, em média, um quilo de carne bovina é responsável por 10 mil metros quadrados de floresta desmatada.
Os 75 milhões de hectares já transformados em pasto, só na Amazônia, representam uma área 50% superior a toda área agrícola do Brasil
Uma vaca leiteira brasileira consome 90 litros de água por dia (levamos em conta a água para asseio); enquanto um favelado de um país pobre tem acesso, em média, a 20 litros.
Uma fazenda com 5 mil bovinos produz a mesma quantidade de excrementos de uma cidade com 50 mil habitantes, com a diferença que, nas cidades, o esgoto é minimamente tratado e nas fazendas não.
Nos Estados Unidos, metade de toda a energia usada na agricultura é gasta apenas na criação de gado.
A criação de animais é responsável por 18% e 25% das emissões mundiais de dióxido de carbono e metano, respectivamente. Esses gases são os principais causadores do aquecimento global.
O camarão equivale a apenas 2% da pesca mundial, mas é responsável por 35% do desperdício total. O chamado "descarte" de peixes e outros organismos marinhos considerados "do tipo ou do tamanho errado" é de 27 milhões de toneladas anuais.
Até 2006, 29% das espécies de peixes e frutos do mar entraram colapso. Isto é, o rendimento da pesca caiu mais de 90%.
50% dos cereais produzidos no mundo e 35% das capturas pesqueiras alimentam animais criados nos paises do hemisfério Norte.
É possível alimentar 40 pessoas com os cereais normalmente usados para gerar apenas 225 g de carne bovina.
Venda de exemplares impressos (dois reais cada cartilha com 24 páginas) diretamente com os grupos locais da SVB, ou através do site http://www.svb.org.br/


E-mail recebido do Guia Vegano


Webmaster Alex


Imagem: do http://www.portaldavaca.com.br/

Em nome do abolicionismo animal