Friday, April 06, 2007

Vegan, vegetarianismo e cada caso é um caso


Falando um pouco sobre minhas crenças acredito que a alimentação do futuro será a alimentação vegan. Isso quer dizer não usarmos nenhum tipo de produto animal em nossa alimentação e vestuário, etc. Mas, muitas pessoas já com uma certa idade não irão se adaptar hoje em dia. Por isso é bom começar cedo com a alimentação vegan. Ocorrerão dificuldades para algumas pessoas que talvez não possam ser vegan porque não conseguem manter-se sem uma anemia específica, chamada perniciosa, causada pela falta de vitamina B12 e que mata em 3 anos após a ocorrência, mas acredito que no futuro estes casos não existirão mais e se ocorrerem, algumas pessoas irão receber suplementos sintéticos em sua dieta que irão suprir deficiências nutricionais.

Por falar nisso eu tenho uma tendência a anemia, mas com a adoção de uma dieta mais direcionada ao veganismo, usando seguidamente o leite de soja em vez de leite, esta tendência diminuiu. Não me pergunte como no sentido físico, pois não há explicações. Esta tendência a anemia está associada a melancolia e fadiga no meu caso. Também detectei numa auto-análise falta de vontade ou vontade fraca que é a causa metafísica da minha anemia. Embora a medicina hoje tenha descoberto que a vitamina B12 seja o que evita um tipo particular de anemia e esta vitamina esteja contida somente em produtos de origem animal (conforme novas descobertas que quero que vocês vejam no guia vegan endereçado abaixo), misteriosamente não se pode explicar como a alimentação vegan produz organismos completamente saudáveis na maioria dos casos e sem a vitamina B12 de origem animal. Só se explica isso pela diversidade de alimentos vegetais utilizados numa dieta colorida com diversos sabores da natureza. Os mistérios ficam para o futuro. Não queiramos um futuro sem mistérios e desejamos que estes mistérios sejam descobertos sem ferir ou machucar quem quer que seja, pois o descobrimento das coisas é algo natural, ou pelo menos deveria sê-lo.


Vou colocar aqui um maravilhoso guia vegan encontrado na internet:


Veja aqui (linque) guia vegan


No mais, as dificuldades alimentares quanto a assimilação de nutrientes existem independente da pessoa ser onívora ou vegetariana. Estas dificuldades devem ser analisadas caso a caso e para isso deve-se procurar um médico, nutricionista naturalista ou um guia especial caso a pessoa esteja disposta a se tornar vegetariana ou vegan, pois as crenças dos profissionais e estudiosos são diversas e devemos buscar profissionais que estejam de acordo com nosso perfil ou tenham uma mente muito aberta e uma cultura bastante diversificada e holística no caso de sermos pessoas, como dizem, "alternativas." Em meu caso, conforme não aconselho isso para quem quer que seja, pois não é algo que se aconselhe, eu mesma estudo o que preciso e o que desejo para minha vida e raramente peço uma orientação buscada em livros. (Estou sendo bem franca; não se aproveitem de meus calcanhares.)


Outra coisa interessante que gostaria de colocar sobre alimentação é que a terapeuta floral Maria Grillo, dos florais Filhas de Gaia constatou que quando trataram crianças subnutridas com florais perceberam que, naquela comunidade tratada, algumas crianças absorviam nutrientes necessários a partir de uma nutrição insuficiente como é o caso daquelas crianças criadas à farinha e água com açúcar que não se sabe de onde tiram energia vital ou saúde. Por incrível que pareça o caso destas crianças que poderiam ser subnutridas e não eram ou não são, pelo seu estado de miséria, se deve a alma destas crianças, a alegria que elas possuem, a ausência de mágoa, receptividade e inocência. As crianças que recebiam poucos alimentos e pouco carinho e tiveram traumas e abandono como não é de admirar eram as mais prejudicadas naquela localidade onde a Maria trabalhou com uma equipe. A alimentação adequada associada a florais diversos, analisando-se caso a caso, na cura dos problemas psíquicos e físicos fez com que muitas crianças ganhassem peso e ficassem fortes. Algumas destas crianças precisaram também ter problemas jurídicos resolvidos quanto a guarda de menores. Não é raro o tratamento dos traumas psíquicos quando se usam florais nestes casos, pois havia casos de crianças que pertenceram a diversos lares em que foram sucessivamente abandonadas.

Os casos relatados no parágrafo acima, veja muito bem isso, não são casos de experiências feitas com seres humanos, mas foi o caso de se tirar seres humanos da miséria física e metafísica, colocando estas pessoas em outro patamar de dignidade bem mais elevado através de novas descobertas. O propósito e missão estiveram ali presentes. O aprendizado ou as conclusões a partir de observação e relatórios são conseqüências diretas daqueles que buscam a cura, pois "a doença é caminho", caminho de aprendizado, caminho de inovação e de desenvolvimento de nossas almas, se assim direcionarmos nossos objetivos no sentido de um progresso natural, espiritual e ecológico.

Veja bem que causas físicas e psíquicas contém entre si um encadeamente lógico e se não estão bem as pessoas podem se alimentar mal mesmo tendo ao seu dispor diversos tipos de alimentos nutritivos. Muitas vezes temos por exemplo frutas em casa e não sentimos vontade de comê-las preferindo outros alimentos menos saudáveis ou sem a diversidade necessária a saúde.