Wednesday, March 28, 2007

Lista de plantas medicinais na wikipédia


A gente as vezes não imagina como são medicinais alguns temperinhos (a maioria dos temperos que usamos normalmente na cozinha são bons para as vias respiratórias) e verduras que comemos nas saladas, por exemplo. Mas, é bom saber o que se usa, o que se ingere ou bebe.

Veja aqui uma pequena lista de plantas medicinais que está na wikipédia com a vantagem de conter contra-indicações, algo mais comum de encontrar hoje em dia, pois, a uns anos atrás o herbalismo era tão marginalizado que não encontravamos contra-indicações para as plantas e seus efeitos muitas vezes eram considerados inócuos para uma elite da sociedade cuja filosofia podia ser ditada única e exclusivamente pelo comércio de remédios farmacéuticos tradicionais (muitos deles derivados de plantas como é o caso da aspirina que vem do Salix, uma árvore.

A globalização em seu aspecto negativo, a demanda do mercado, a necessidade do lucro quase nunca anda de mãos dadas com a sensibilidade. Mas, nós podemos mudar este quadro. Nós podemos mostrar que não queremos estar completamente inconsciente daquilo que consumimos e recebemos e tão somente desta forma podemos fazer valer os nossos direitos.

Tenha o seu canteiro, nem que seja um pequeno vaso com cinco centímetros quadrados. Plante o que você quer, o que você precisa, o que você gosta. Muitos já foram explorados e proibidos de ter plantas ao natural no Brasil, fossem plantas frescas ou ressecadas. Pense nisso. Se você comprar alimentos orgânicos terá mais chance de plantar algum bulbo como a cebola ou alguma semente como um pé de pimenta que ao mesmo tempo tempera o alimento e decora o ambiente.

"Em se plantando tudo dá." (Pero Vaz de Caminha, se não me engano.)