Tuesday, March 27, 2007

Classificação das Plantas

Classificação das plantas de acordo com o site:

http://www.swcoloradowildflowers.com/

Veja também muitas flores no Jardim Botânico de Carolina do Norte

http://www.bonap.org/

  1. FAMÍLIA: vasto agrupamento de plantas com característica compartilhadas entre si. Frequentemente, estas características são visualizadas à olho nu pela aparência da planta: o verdume, o alongamento, a largura, o fato de ter franjas ao longo do disco da corola, o número de pétalas de uma flor, as flores com formato umbeliforme (de guarda-chuvas) etc. Exemplo de família: a numerosa família dos girassóis.

  2. GÊNERO: a subdivsão da família em que todos os membros têm um significativo número de semelhantes ou idênticas características. O nome do gênero é capitalizado (inicia com letra maiúscula) e é acompanhado ou seguido pelo nome da espécie, sendo que ambos, nome do gênero e da espécie normalmente são escritos em itálico (havendo outras formas de apresentação menos tradicionais quando se digita, como ocorre quando estes nomes são escritos em negrito. Prefiramos a primeira forma.) Exemplo: Rosea woodsi.

  3. ESPÉCIE: É a subdivisão do gênero que possui geralmente apenas uma planta ou muitíssimo restrita variedade de plantas relatadas, sendo que estas são consideradas sub-espécies, variedades ou formas de uma espécie. A espécie tem no que basta, uma única característica que pode diferenciar todas as outras plantas de uma planta específica. E uma planta de uma espécie não poliniza membros de outra espécie. O nome científico de uma planta, ou seja, o nome da espécie, terá sempre duas partes, duas palavras. O primeiro nome é o que designa o gênero ao qual a planta pertence e a segunda palavra, chamada epiteto específico, fornece-nos o nome que distingue esta planta de todas aos outras do mesmo gênero. Por exemplo no nome Senecio serra, "Senecio" é o gênero e serra o epiteto específico. Existem, assim, muitos Senecios, mas existe unicamente um Senecio serra. Ambos gênero e epiteto específico são escritos em itálico, sendo que o gênero é capitalizado (escrito iniciando em maiúscula) e o epiteto específico é escrito em letras minúsculas.