Wednesday, December 27, 2006

Fazer o próprio pão e beber das cascas

diz que é bom
"Fazer o próprio pão e lavar a própria tigela" - dever dos monges budistas

Receita Vegetariana do site

http://receitasvegan.cjb.net/

Da Sociedade Vegetariana VEGAN de Porto Alegre

http://www.svb.org.br


Pão integral

Ingredientes

- 700g de farinha de trigo integral orgânicaa;
- 300g de farinha de trigo comum orgânica; <
- 1 tablete de fermento biológico;
- água morna;
- 1/4 de copo de óleo;
- sal marinho.

Modo de preparo

Numa bacia, misture as duas farinha com pouco de sal.

Em separado, dissolva muito bem o fermento em um pouco de água morna. Faça um buraco no centro das farinhas e acrescente o óleo e o fermento. Vá amassando e acrescentando água morna até dar uma boa liga, que desgrude das mãos. Sove até aparecerem bolhas na massa. Leve para crescer por 1 hora.

Amasse e sove novamente. Unte a fôrma com óleo, faça as bisnaguinhas e leve para crescer por 1 hora. Asse em forno quente até ficarem douradas.

O pão pode ser feito em qualquer formato desejado.

A receita rende 6 bisnagas de 20 cm cada.


(Receita retirada do site Planeta Natural)
e naturalmente transportada para o site de receitas da SVB de Porto Alegre onde você pode conferir várias receitas inclusive judaicas e árabes como o faláfel.

Raramente faço meu próprio pão para dizer a verdade. Muitas vezes eu recebo um pão feito em casa pelo Régis, pela Priscila ou pela Sandra que têm o prazer de me presentear e de me alimentar e este é um prazer duplo, quiçá mesmo multiplicado.

O pão é algo lindo e tenho a impressão que alimenta mais se feito em casa.
Pão de milho é muito bom também.
Quando faço pão, conforme já disse uma vez na web, não meço os ingredientes, vou atirando tudo dentro de uma bacia (vários cereais que tenho em vidro como farinha de trigo integral, farelo, levedura, linhaça e as vezes tenho de tudo e as vezes não tem nada) e sai um pão que conforme o meu humor sai melhor ou pior. Eu sempre como, mesmo que tenha abatumado quando insisto em usar fermento de bolo no pão conforme jamais o farei. Gosto de acrescentar sempre um pouco de farinha de milho no pão e erva doce para mim cai bem. Mas, para ter uma idéia de como se faz é sempre bom ter as receitas básicas e considerar as proporções de ingredientes secos e líquidos, sendo que os cereais integrais requerem sempre um pouco mais de líquido do que os cereais não integrais para quando adaptamos as receitas antigas para uma versão mais saudável e contemporânea.
*
APROVEITAMENTO TOTAL DO ABACAXI
Como é época de abacaxi, fruta muito gostosa que corta as gorduras da alimentação, corto o abaxi em rodelas e depois descasco. Único jeito que encontrei de descascar o abacaxi.
Com a casca que deve ser bem escolhida também faz-se uma beberragem cozinhando as cascas até exalar um cheiro forte e delicioso. Então coam-se as casas acrescentando ao líquido quente um sache de chá de camomila. Esfria-se e coloca-se para gelar. Mas, cuidado, pois é diurético e cheguei a sentir isso na uretra.