Monday, June 09, 2008

Verba Nacional para recompor Amazônia

Desmatadores terão R$ 1 bi para recompor Amazônia

Sexta, 30 de maio de 2008, 17h59


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou para os governadores da Amazônia Legal que o governo vai destinar R$ 1 bilhão para recomposição de reservas legais na Amazônia. Na prática, o País vai conceder crédito, a juros de 4% ao ano, segundo Minc, aos produtores que desmataram além do permitido pela legislação e são obrigados a recompor a floresta.


BNDES diz que será gestor de fundo


"Uma coisa é você obrigar, outra coisa é você dar meios para, essa é a verdadeira questão. É uma obrigação legal, mas agora os recursos vão garantir que ela seja cumprida. É o cumpra-se da reserva legal", justificou Minc, ao discursar durante o 1° Fórum de Governadores da Amazônia Legal.


De acordo com ministro, o financiamento anunciado está incluído na Medida Provisória 432, que trata da renegociação da dívida agrícola, publicada na última quarta-feira no Diário Oficial da União. Minc também anunciou outra medida que vai beneficiar quem já desmatou ilegalmente a floresta: o Ministério do Meio Ambiente vai garantir recursos para a regularização fundiária de propriedades rurais na Amazônia.


"Vamos fazer essa regularização coletiva, não um por um, cada um vai o seu GPS é caro, vamos fazer isso em conjunto. O MMA vai dar 30% dos recursos para acelerar, numa força tarefa, a regularização ambiental daqueles que queiram realmente se regularizar", adiantou.


Ao listar o que chamou de "boas notícias" para a Amazônia, Minc também citou a garantia de preços mínimos para os produtos extrativistas, segundo ele, também incluída na MP 432. "Os produtos agrícolas, como arroz, feijão, sempre tiveram preço mínimo; os produtos florestais não tinham essa garantia. Desde anteontem (data de publicação da MP), têm", disse o ministro Carlos Minc.

Agência Brasil

Leia esta notícia no original em:

Terra - Notícias http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2918934-EI306,00.html

Tenho ouvido muita gente dizer que a Amazônia não tem mais jeito. Cada vez que acreditamos que alguma coisa não tem mais jeito, aí mesmo que não tem. Mas, tem jeito sim. Mesmo quando não parece tem um jeito.

É preciso acreditar e fazer e alguém sempre faz alguma coisa positiva. E, felizmente, com este governo nos podemos contar, apesar de ter aparecido a sujeira que estava e está embaixo do tapete, o tapete cuja aparência tem o mapa do Brasil. O Brasil tem jeito e está se ajeitando mais e mais. A Amazônia brasileira também tem jeito, apesar da situação que existe por lá que em alguns casos é pior do que a escravidão, pois os senhores de escravos tinham interesse que os escravos fossem fortes para o trabalho e em alguns lugares as pessoas vivem miseravelmente, não pela falta de trabalho ou serviço, mas pela exploração da mão de obra barata demais e portanto corruptível em muitos casos (grileiros).

Estamos aqui principalmente para dar boas notícias, pois notícia ruim aparece até demais. E as boas?