Saturday, May 26, 2007

Escravidão humana e pecuária

Este anjinho chateado é de autoria de Leonardo da Vinci, se não me engano na Capela Sistina. Faz anos que ele permanece chateado e pensativo porque olha de vez em quando para baixo e percebe algumas coisas que não gostaria.




Dentre os e-mails que tenho recebido sobre o meio ambiente, veganismo, proteção aos animais e de campanha constra o especismo, todos eles ótimos e a maioria vindos do GUIA VEGANO, vou destacar o seguinte:


"'Pecuária é líder em utilização de mão-de-obra escrava, diz ONG



Pecuária é líder em utilização de mão-de-obra escrava, diz ONG Ricardo Viel


Estudo elaborado pela ONG (Organização Não-Governamental) RepórterBrasil, apresentando no encontro sobre o 2º Ano do Pacto de Erradicação para o Trabalho Escravo, revela que a atividade pecuária representa 62% da mão-de-obra escrava utilizada hoje no país. Em segundo lugar vem a produção de carvão, com 12%; a soja com 5,2%; e oalgodão, com 4,7%.Em relação ao estudo elaborado pela entidade em 2004, o índice dapecuária baixou 18 pontos percentuais —representava 80% do trabalhoescravo. Segundo o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto,presidente da Repórter Brasil, o estudo é baseado em dados do Ministério do Trabalho.Por ano, uma média de 4.000 trabalhadores são encontrados em condições análogas à de escravidão. Segundo Sakamoto, estima-se que 25 milpessoas são escravizadas a cada ano no Brasil.Estados De acordo com o estudo apresentado, o Estado campeão em utilização de trabalho escravo é o Pará —tanto em número de trabalhadores libertados como de propriedades que utilizam este tipo de mão de obra. O Mato Grosso é o segundo, seguido de Rondônia.Para Sakamato, o aumento do cultivo de cana e soja nas regiões do Paráe no Mato Grosso, que deve se acentuar ainda mais nos próximos anospor causa da expansão da bioenergia, "pode significar uma degradação nas condições dos trabalhadores, inclusive do trabalho escravo". "O combate a isso passa por diversos fatores, entre eles, o fim da impunidade", afirma o pesquisador.


Domingo, 20 de maio de 2007__________________________________________________.'


-- AlexWebmaster__o_`\<


,_(*)/ (*)"


-+-+-+-+-+-+-a bicicleta do Alex, mais uma vez não entrou bem aqui...

Sem comentários para a notícia. Não carece.


Tuesday, May 08, 2007

Errata

A palavra correta é biodiesel - em um dos posts abaixo- título inclusive

Porque usamos sapatos de couro


"SapatosVeganos não usam couro, portanto, não compram sapatos, cintos, móveis que sejam de couro. Quando se deixa de ser especista, já não se aceitam mais tais produtos em nós e na nossa casa. Resta o dilema de o que fazer com o que já se tinha. Bom, os couros, bem diferentemente dos diamantes, não são eternos. O tempo passará e eles irão junto. Fica às vezes uma dúvida sobre se devemos jogar fora o que temos de couro. Não parece ser muito prático, mas vai da decisão de cada um. O que é importante é não consumir mais produtos de couro e para isso há boas opções. A maior parte das lojas tem seções sem couro. Em geral são sapatos e botas até mais baratas. Claro que a qualidade varia, é preciso procurar. A Piccadilly é a empresa mais vegana, neste sentido. Não utiliza nada proveniente de animais e tem uma tecnologia italiana que confere boa qualidade aos seus produtos. Para conhecer a Piccadilly, clique aqui. A opção realmente divertida e prazerosa é entrar nas lojas e perguntar pelas opções sem couro e já ir explicando ao atendente o que é ser vegano. No princípio, eles pensam que se trata de um morador de outro planeta ou portador de doença rara (bom, raro não deixa de ser...). Ah, tem que cuidar com os "detalhes em couro" que podem estar embutidos no produto. Seja firme: diga não a portar cadáveres junto de si ! O principal, porém, é cativar o atendente com a simpatia de um legítimo defensor da causa animal. Bom, vale conhecer as lojas Palazzo: a da galeria Malcon e a da Dr Flores, esquina com a rua da Praia. Eles têm confecção própria e possuem uma grande variedade de sapatos (femininos e masculinos) em material alternativo (um novo tipo de sintético mais resistente) e alguma coisa em lona também.Alternativa bem bacana e super na moda para quem acha importante estar na moda são as possibilidades de sapatos, mochilas e etc de lona de caminhão.
Seguindo essa linha caminhão, tem a Terê calçados, na rua da Praia, quase Dr Flores que vende a linha Goóc, antiga Yepp.Para conhecer a Goóc, clique aqui."
Fonte: do GAE de Porto Alegre

"Mas eu quero usar couro ! Tudo bem. Conheça belos e bons produtos de couro vegetal:http://www.treetap.com.br/store/Couro vegetal é um material à base de látex natural, extraído das seringueiras nativas da floresta amazônica e confeccionado pelo processo tradicional dos seringueiros em suas moradas na floresta. "

do GAE de Porto alegre

http://www.gaepoa.org

http://www.gaepoa.org

Isso tudo é muito importante para resolvermos problemas ecológicos bastante abrangentes no futuro e as mudanças não devem comportar agressões e depauperamento a quem quer que seja, mas estas mudanças devem ser racionais, compassivas e graduais, enquanto vamos harmonizando e ajustando nossas vidas de uma forma mais sutil e delicada.

Biodiesel

Biodiesel pode ser uma ameaça e motivo de escassez de alimentos para países como o Brasil, mas o biodíssel está tocando diretamente também em outro aspécto: a pecuária. Entre pecuária e monocultura é preferível a monocultura. Esta é minha opinião.

Outro aspecto desta questão é o de que a soja deve servir também como alimento para pessoas e não tão somente para animais. A soja utilizada como combustível, assim como a cana e outras culturas possíveis de serem transformadas em combustíveis devem deixar margem para alguns produtos que sirvam à alimentação humana e não podem faltar terras para diversidade de produtos necessários à saúde. Acho que tem espaço para tudo isso, menos para a ganância.

Na wikipédia:

"O biodiesel refere-se a um combustível alternativo ao diesel, renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.


O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
O nome biodiesel muitas vezes é confundido com a mistura diesel+biodiesel, disponível em alguns postos de combustível. A designação correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra B (do inglês Blend). Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.


O nome biodiesel também pode se referir ao "Programa do Biodiesel". Sendo assim, a palavra biodiesel deve ser devidamente especificada para evitar confusões quanto ao seu significado. Biodiesel simplesmente refere-se ao "combustível biodiesel" (B100), ou seja, ao biodiesel sem qualquer mistura com o diesel." (...) _ mais sobre o assunto aqui.

http://pt.wikipedia.org/

Usar ou não usar: Discutível...

Discutam civilizadamente, por favor!

Não tenho opinião formada ainda sobre este assunto.

Indigenamente vegan

Em São Paulo, mas esta moda pega:
"Restaurante Fulô celebra a cultura indígena com novos pratos inspirados na culinária nativa,
exposição fotográfica, vídeos e música

Para celebrar a cultura indígena, o Restaurante Fulô estará oferecendo aos seus clientes novidades em um cardápio especial com referências à culinária nativa, seus ingredientes e temperos, como o prato de tapiocas com farofa de pinhão e pirão de palmito pupunha, acompanhados de banana da terra. Para a sobremesa será oferecido o mbojape, bolo de milho de origem guarani preparado na palha de milho.


Na quinta-feira, dia 19 de abril, abre no restaurante a exposição Nossa Tribo, da fotógrafa Rosa Gauditano. A exposição Nossa Tribo mostra os índios em suas atividades rotineiras, habitação, festas, rituais e alimentação em 24 fotos, no tamanho 40x50 cm e 50x60 cm. Rosa Gauditano viajou durante 10 anos pelo Brasil documentando as culturas indígenas dos Carajás, Araras, Kayapós, Tucanos, Yanomamis, Xavantes, Guaranis e Pankararus.
Também quinta-feira (19/04), às 21:30 h, será apresentado o vídeo Darini – Iniciação Espiritual Xavante, duração de 46 minutos, com imagens gravadas na aldeia indígena de Etenhiritipá, no Mato Grosso. O vídeo Darini, nome do ritual que só acontece de 15 em 15 anos, foi feito pelos jovens a pedido dos anciãos da aldeia. Darini ganhou prêmio de melhor documentário indígena na Mostra de Cinema da cidade do México.


No sábado, dia 21 de abril, às 20:30 h, o cacique Ni-i, da tribo Katukina, e o maestro e produtor musical Sá Brito, com apresentação do vídeo CAIAPÓ METUTIRE. As imagens são das tribos Metutire e Capoto que ficam no território indígena Capoto-Jarina, Mato Grosso, perto do parque indígena do Xingu. Estas são mescladas a depoimentos de Orlando Vilas Boas, cacique Raoni Metutire, entre outros. Após a apresentação do vídeo, o cacique Ni-i lançará os CDs Txiriti e Shoiti, cantos de cura e o DVD Noke Aweti, falará sobre seu povo e entoará cantos de cura, seguidos por uma vivência de músicas indígenas, coordenada pelo maestro Sá Brito.

FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO DISPONÍVEIS PARA DIVULGAÇÃO
Exposição de fotografias "Nossa Tribo", de Rosa Gauditano
Abertura: 19 de abril, às 20:30 horas.
A exposição permanecerá aberta até 20 de maio.
Das 12:00 às 22:30 h de terça a sábado; domingos das 12:00 às 18:00h.
Vídeos:
Darini - 19 de abril, 21:30 horas (duração 46 minutos)
Caiapó Metutire e vivência musical - 21 de abril, às 20:30 horas"
Autoria:
Recebi este texto como e-mail do Alex do www.guiavegano.com.br
O anexo do e-mail continha uma foto linda de uma menina indígena e um prato lindo de Arte Culinária Indígena. Os olhos também comem, naturalmente. Imaginei o sabor daquela comida. Mas, que maravilha!
Todo o e-mail seria publicável do Guia Vegano, mas só publico alguns.

Sunday, May 06, 2007

Senti falta da SVB de Porto Alegre na feira

da SVB de Porto Alegre na feira de ontem.

Escrevi para o Guia Vegano o seguinte hoje:

Aconteceu uma coisa muito chata aqui em Porto Alegre. Ontem a banca Vegan da SVB de Porto Alegre não estava mais na feira. Com meus próprios olhos e ouvidos, verifquei que a burocracia pode ter sido usada como desculpa acobertando motivos ideológicos de acordo com o que suponho. O prazo para resolverem detalhes burocráticos parece ter sido curto demais.O fato é que isso não pode continuar assim e espero que até a semana que vem a bancam Vegan esteja na feira orientando e educando as pessoas e também como uma forma de troca de idéias sobre o vegetarianismo. Caso isso não ocorra será necessário mostrar aos representantes do poder que o vegetarianismo cresce no mundo todo e não pode ser descartado nesta capital.

Parece, também estranho, a propósito que estejam implicando com o fato de venderem livros na Feira do Verde que ocorre na José Bonifácio. Mas, lá no meio do corredor entre as bancas há ambulantes vendendo panos de pratos, cegos vendendo loteria, estabelecendo-se desta forma um comércio paralelo à feira, tornando a passagem cada vez mais difícil. Parece que pode ser complicada a venda de livros, pois cultura o ano todo pode conscientizar as pessoas que se alimentam também do conhecimento.

O espaço da SVB e da GAE de Porto Alegre, Sociedade Vegetariana e Grupo contra o especismo, são espaços culturais que deve fazer parte de um canal cultural com interconexão não apenas brasileira. As idéias em favor da libertação dos animais do sofrimento bruto principalmente e a cultura e culinária vegetariana não podem ser mais desprezada por quem quer que seja. E não há reter aquilo que já tem História.



"Nas mãos do bicho homem"


"NAS MÃOS DO BICHO HOMEM
HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA CONTRA OS MAUS-TRATOS COM ANIMAIS"

O programa do Reporter Record que foi ao ar dia 16/4/07 ficou seis minutos à frente da Globo (que exibia o filme "Olga") com picosde 21 pontos no Ibope.

Pode ser visto neste link:
http://200.179.57.154:8080/tvarca2/struts/node?rootid=54&parentid=73

- - --- AlexWebmaster

do www.guiavegano.com.br

Sem comentários...

Friday, May 04, 2007

"Como podem matar um bicho

tão bonitinho?

Vaca, eu te amo!


Estava escrito no e-mail que vinha com exemplos de pessoas como a Rita Lee que é vegetariana, sabia?



Bom, esta mascote eu recebi como fazendo parte de um dos e-mails que recebi do Alex do Guia Vegano. Se você também quizer estes e-mail é só ir no www.guiavegano.com.br


Obrigada ao Alex pela linda vaquinha bem amada! Bem amada e bem mamada pois um dia já foi uma bezerra.


Dieta Vegetariana é mais do se supõe

Resposta da SVB a artigo Dieta Vegetariana no site do Terra

"Dieta vegetariana
Revista Plástica & Beleza
É muito mais uma filosofia de vida. A origem é milenar e consta que os primeiros povos a aderirem foram os budistas e indianos, por questões religiosas. Mas hoje existem diversos tipos de vegetarianos - desde os que se alimentam somente de vegetais até os que não consomem ovos ou laticínios e derivados de animais.
Alimentos permitidos:Todos os alimentos de origem vegetal são aceitos.
Alimentos proibidosCarne vermelha é proibidíssima!
Vantagem: um regime sem carnes diminui o consumo das gorduras saturadas e os riscos de doenças cardiovasculares.

Desvantagem: o vegetariano sofre por causa da deficiência de cálcio e ferro. Em alguns casos, precisa ingerir suplementos alimentares para não ficar anêmico. "Os vegetarianos também envelhecem mais rápido já que têm deficiência nutricional", conta o Dr. Alexander.

Posicionamento da Sociedade Vegetariana Brasileira

"Com embasamento científico (através de periódicos de revistas científicas indexadas - as referências estão abaixo) podemos afirmar que a dieta vegetariana está associada com maior longevidade. A prevalência de anemia por falta de ferro é a mesma em vegetarianos e em onívoros (indivíduos que comem de tudo).Com relação ao cálcio, os vegetarianos que ingerem leite e queijo costumam apresentar uma melhor ingestão de cálcio do que os não vegetarianos. Vegetarianos que se abstêm de lácteos apresentam menor ingestão de cálcio, mas a massa óssea e o risco de osteoporose não é maior, pois a saúde óssea depende de diversos outros fatores que não o cálcio. Existem diversos fatores a serem analisados nessa questão, mas é fato que vegetarianos não estão mais propensos a apresentar osteoporose do que onívoros. No meio científico evitamos trabalhar com teorias (como foi o relato da reportagem) e enfatizamos o que chamamos de medicina baseada em evidências (como os dados que coloquei acima e com as referências abaixo). Referências: -Pramil N Sing, Joan Sabaté, Gary E Fraser. Does low meat consumption increase life expectancy in humans? Am J Clin Nutr 2003;78(suppl):526S-32S. -Smith, Annabelle M.Veganism and osteoporosis: a review of the current literature.nternational Journal of Nursing Practice. 12(5):302-6, 2006 Oct. -New SA.Do vegetarians have a normal bone mass?. Osteoporosis International. 15(9):679-88, 2004 Sep. -Hunt JR. Bioavailability of iron, zinc, and other trace minerals from vegetarian diets. American Journal of Clinical Nutrition. 78(3 Suppl):633S-639S, 2003 Sep."
Pelo Dr. Eric Slywitch
Material fornecido pelo Guia Vegano
O estudo dos alimentos não é algo superficial e pode se tornar até muito complicado caso queiramos ou se preciso for em casos especiais. Mas, nós que queremos nos alimentar de acordo com o vegetarianismo temos a convicção de que é a melhor dieta para a saúde, por tudo aquilo que lemos a respeito. Da minha parte faz anos que leio sobre o assunto e sei o suficiente mais para mim do que para explanar o assunto, sendo que sempre que vou colocar sobre este assunto de uma forma mais generalizada devo buscar apóio de uma consulta, pois o assunto não é tão superficial quanto os novatos neste interesse em aprender supõem que possa ser. Existem por falar nisso estudos muito complicados a respeito, praticamente que em códigos de profissão, mas estes estudos eu penso que devemos deixar apenas para nutricionistas quando incluem cadeias químicas de elementos onde tudo é analisado de uma forma super minuciosa. Também incorro no erro das certezas sobre assuntos dos quais eu mais estudei, mas sou daquelas pessoas que faz muitas anotações e minha memória é a que preciso ter para não confiar na memória. (Por falar nisso discuti um conceito jurídico estes dias e eu estava errada, por estudos abandonados e falta de prática, mas muita certeza que deveria ser apenas de que fui boa aluna um dia)
Estamos aprendendo a nos alimentar na História toda humanidade. E este estudo por exemplo, numa discução nos faz entender que é melhor comer a soja em natura apenas cozida do que ingerir muita proteina texturizada de soja que perde parte das suas propriedades, sendo que a proteina texturizada imita a carne animal, o que ajuda a não romper com a tradição. A imitação da carne é própria da nossa geração de vegetarianos, mas isso está mudando na culinária, quando a cozinha vegan busca características próprias. Buscar o passado de toda a alimentação humana na tradição e inovar são dois caminhos paralelos e válidos para a alimentação da Nova Era. Será que estamos mesmo na Nova Era? Tenho minhas dúvidas, porque nossos netos podem achar que não.
Quanto as tradições, eu diria que elas precisam estar vivas. Elas precisam contar História. Na História da alimentação vegetariana, portanto devemos fazer menção aos pratos históricos e internacionais, assim como aos pratos religiosos como os da Pessah judaica, os pratos Natalinos e de outras tradições religiosas que não me ocorrem agora. Já a cozinha internacional é relida, i.e., dela é feita a releitura, na culinária vegetariana também com muita tradição. As inovações existem e as pessoas andam muito criativas ultimamente, fazendo viagens psíquicas sem precisarem usar drogas, porque o chacra laríngeo das pessoas anda se abrindo como que por contágio. Acho pelo que tenho visto e se eu estiver enganada não vou fazer porcaria de pesquisa nenhuma, pois para achar alguma coisa a gente não precisa machucar quem quer que seja.
Estou sendo provada. Uma barata de tamanho médio se aproximou do computador. Tem gente com mania de comer no computador. A barata adolescente pousou no meu braço e voa muito. Isso é um horror numa casa limpa com essa. Eu também mato moscas, baratas e acho que é só; se não for preciso matar outro bicho. Primeiro convido-a para se retirar. Com licença! Vou dar um jeito nisso.

Divulgação

http://www.camiseteria.com/design.aspx?did=13096

Camiseta Vegan desenhada por Fábio Chaves

Muito bonita camiseta e existem várias camisetas vegan bonitas. Esta escolha eu aprovo.
Infelizmente não entrou a imagem direto aqui para enfeitar este blog. A imagem deve ser protegida ou é um tipo especial de imagem que não pode ser lida em qualquer lugar. Mas, vão lá no site http://www.camiseteria.com/ e vejam vários trabalhos lindos de desiners.

Divulgo a pedido do Alex do
Guia Vegano
Obrigada Alex!

Quanto mais solicitações mais camisetas serão produzidas e são camisetas de campanha. Eu já tenho uma camiseta vegan bem bonitinha.

Questionando a evidência de que vegetarianismo está virando comércio eu diria que tudo pode ser comércio e tem comércios que fazem muito bem para as pessoas como o comercio de camisetas com mensagens, florais, comida natural, aromas agradáveis...Só não está a venda o amor. Este é caríssimo demais. Mas, as coisas materiais podem ser mensageiras do amor que sentimos pelas pessoas, belos bichos e pela Terra.

Wednesday, May 02, 2007

Mac Vegan?

Em Porto Alegre existe o Govinda fast food vegetariana com lanches deliciosos e algumas opções fast food que você encontra no site da SVB de Porto Alegre. Descobri isso agora mesmo. Como pode uma cidade destas não ter um Mac Vegan?


Isso não é uma foto montagem. Isso existe mesmo e tem um jeito de trazer o Mc Vegan para cá.


Só que não é para ficar. Pode ser pedido um evento numa organização de pelo menos 10 pessoas que vão vir para cá educar pessoas sobre alimentação. Na verdade a comida é toda natural. Não sei para quem seria viável esta proposta, mas fica como uma sugestão. Acho que o preço por pessoa deve ser equivalente ao que se paga no Mac Donald's ou menos, senão fica muito caro e não dá.

Um probleminha é que o Mac Donald's pode não gostar muito, mas isso ajuda a fazer com que o Mac daqui não deixe de ter reputação, mas pense bem naquele hamburguer de carne de soja, pão preto de verdade, tofu e salada que eles estão nos devendo a eras quando o vegetariano sai de lá mal nutrido. Pode ser com tomate e rúcula e um suco de açaí.

Suas perguntas e minha pontinha de paranóia com as respostas civilizadas:

Ah sim. Não estou fanática não. Estou pensando em inúmeras outras coisas. E tenho comido pouco por sinal. O tempo tem passado voando para mim. Tenho trabalhado muito, estudado e tenho procurado me comunicar com filhos adolescentes fazendo com que minha linguagem e pensamento se coadunem com linguagem e pensamento deles na medida do possível com resultados bons.

Não, o blog não é sobre vegetarianismo apenas. Este é um blog ecológico e holístico, mas tem pintado este assunto ultimamente na minha vida de uma forma crescente. É que os movimentos vegetarianos estão ganhando força e isso é importantíssimo para situação atual do mundo todo. E para as pessoas que estiveram muito sós como indivíduos raros e esquisitos as mudanças de consciência a esse respeito são um alento, uma alegria quase feliz até.

Tuesday, May 01, 2007

Vegetarianos em protesto

Abaixo temos uma apresentação de slides em "embed". É a primeira vez que esta tecnologia entra aqui no blog e para falar de um um assunto vegetariano que virou arte performática:




PETA VEDDAS World Trade Center 02 Setembro 2006

Por e-mail recebi juntamente com fotos selecionadas pelo webmaster Alex:

"As fotos da manifestação realizada hoje em São Paulo em protesto ao Congresso Internacional da Carne realizado no hotel Renaissance podem ser visualizadas no endereço http://news.webshots.com/album/558835392BesBzI "



"Após concentração em um ponto próximo ao local do evento, chegamos para encontrar a Polícia Militar já presente na entrada do hotel. A organização do evento tomou conhecimento sobre p protesto em função da entrevista concedida à Radio Bandeirantes pela manhã.



Após alguns minutos da presença dos ativistas, foram chamadas duas viaturas particulares de escolta armada. O Dr. Rogério Gonçalves, advogado militante na causa animal, nos brindou com a sua presença e garantiu que a manifestação corresse bem junto aos policiais, que apenas nos alertaram para não incorrer em atentado ao pudor em face da pouca roupa dos ativistas no interior da bandeja.



Nossa presença foi notada no interior do evento e conseguimos que vários congressistas viessem nos visitar do lado de fora, tendo que responder aos jornalistas presentes. Alguns conversaram conosco, outros nos questionaram, enquanto outros apenas debocharam. Tudo correu de forma ordeira e pacífica.



Nosso protesto destacou a devastação ambiental e sofrimento animal causados pela pecuária.



Obtivemos a cobertura dos seguintes veículos de comunicação:

- Rádio Bandeirantes: escute a entrevista em www.nutriveg.com.br/radioband.wav ou www.nutriveg.com.br/radioband.zip

- Revista dos Vegetarianos: Edição número 8 (maio 2007)

- Jornal da Tarde (será publicado em 27/04/2007)

- Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4457.shtml

Um jornalista da TV Globo telefonou pedindo para ser colocado no nosso cadastro de jornalistas, pois ele recebeu a notícia de um colega depois do evento ter acontecido.



O release para a imprensa e a convocação dos ativistas para participarem da manifestação podem ser visualizados em www.veddas.org.br/cic.htm .



O VEDDAS agradece aos ativistas de diferentes grupos que estiveram presentes e nos ajudaram a fazer a diferença e também aos que contribuíram à distância, divulgando a manifestação.



Abraços e até a próxima,



George Guimarães

Presidente

VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade

www.veddas.org.br


Por:


--
Dedico os créditos a pessoa que me forneceu estes dados:
Alex
Webmaster do Guia Vegano

__o
_`\<,_
(*)/ (*)
-+-+-+-+-+-+-
Home Pages:
www.alimentacaosemcarne.com.br
www.guiavegano.com.br

Muito obrigada!

Existe hoje um crescente interesse econômico em diminuir a carne e derivados na alimentação humana, mas não é este interesse que move estes jovens e a mim particularmente. Nosso interesse e inspiração é libertar qualquer ser senciente do sofrimento. Claro que seguir o rumo da corrente das águas ajuda muito a ficarmos otimistas. Na Amazônia os planos para produção são repensados em relação a produção de carne que será mais alternada. O fato das mudanças ocorrerem de uma forma gradual ajuda ao ajuste a uma nova realidade, uma nova consciência ecológica...Espero!

Dia do Trabalho e "do trabalhador"

Imagem:
http://meninomaluquinho.educacional.com.br/
É um dia contra a escravidão e opressão. É um dia de relembrar direitos conquistados e prezados. Hoje em dia se faz uma apologia do trabalho que não visa o indivíduo trabalhador. Na internet mesmo se prega trabalhar mais de oito horas, quando trabalhar no máximo 8 horas é uma conquista a ser considerada. Muitos direitos devem ser sempre relembrados e celebrados. O dia do trabalho deve ser também chamado dia do trabalhador (na prática não é) quando o que importa mais é o elemento humano e não o trabalho e resultado do trabalho numa sociedade "coisificante".

"No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América e Portugal. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA.

No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.


Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.


A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.


Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar espontaneamente o Primeiro de Maio. Durante o Estado Novo este dia tinha a denominação de Dia do Trabalho e era organizado e controlado pelo Estado.


Nos Açores há a tradição dos "Maios" que são bonecos que as pessoas fazem com panos ou mesmo com bonecos que têm em casa e colocam nas varandas ou nas janelas. No dia 1 de Maio as pessoas saem à rua e vão ver os "Maios".

[editar] O Dia do Trabalhador no mundo
Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1 de Maio:
Austrália: A data de celebração varia de acordo com a região: 4 de Março na Austrália ocidental, 11 de Março no estado de Vitória, 6 de Maio em Queensland e Território do Norte e 7 de Outubro em Camberra, Nova Gales do Sul (Sydney) e na Austrália meridional.
Estados Unidos da América: Celebram o Labor Day na primeira segunda-feira de Setembro Por interesse do empresariado, o dia primeiro de maio foi transformado no "Dia da Lealdade", quando se comemora a "associação entre a lealdade e a liberdade", esquecendo-se os acontecimentos que deram origem a esse dia. "
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_trabalhador

Categoria: Dias especiais"

Material da Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/

http://pt.wikipedia.org/

http://meninomaluquinho.educacional.com.br/

Para as crianças veja aqui. (do Ziraldo)

As conquistas da humanidade estão aí, não para serem jogadas fora, mas para que se dê muita importância a elas. Trazem melhor qualidade de vida, direitos e Justiça. Quem exige os seus direitos está colaborando com o direito de todos. Quem se reúne para exigir seus direitos possui uma vida que faz sentido.

O trabalho associado ao prazer é um privilégio de poucos.

Exigimos o respeito dos cientistas

Como vegetarianos e protetores dos animais no nosso dia a dia por convicção de nossas almas, exigimos dos profissionais das ciências naturais, sobretudo dos médicos que são aqueles que têm mais poder neste aspecto, que reconheçam nosso direito de sermos o que somos com todo o respeito.

Hoje quando alguém vai ao médico, este médico não tem o direito de dizer que aquele indivíduo não pode ou não deve ser vegetariano.

(...)

"Sobre os estudos científicos (a respeito do vegetarianismo)

Os estudos científicos antigos estavam preocupados em verificar se era possível a adequação nutricional com uma dieta vegetariana. Muitos profissionais ainda estão vivendo neste passado. Atualmente não há dúveidas científicas quanto a adequação.

A comparação de artigos científicos que descrevem deficiências nutricionais em vegetarianos com artigos que demonstram o contrário mostra que a diferennça está no planejamento da dieta e não na presença da carne.

Em 1997, a ADA (American Dietetic Association) revisou os trabalhos científicos bem desenhados sobre o vegetarianismo e se posicionou:

"A posição da ADA (American Dietetic Association) é que a dieta vegetariana adequadamente planejada é saudável, nutriconalmente adequada e resulta em benefícios para a saúde e na prevenção e tratamento de certas doenças."

Essa adequação é descrita para todos os estágios da vida (infância, idade adulta, senilidade, gestação e amamentação). Em 2003, o parecer da ADA (Amercian Dietetic Association) e Nutricionistas do Canadá acrescenta a recomendação de que os profissionais de saúde têm o dever de incentivar e apoiar os indivíduos que expressam desejo de se tornarem vegetarianos.

Os estudos científicos atuais estão mais preocupados em demonstrar as implicações à saúde ao se adotar uma dieta vegetariana, visto que a adequação já está comprovada. Os benefícios são muitos (leia o vegetarianismo e sua sua saúde_ no site da svb- vide créditos)"

Pelo departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira

Trecho do panfleto: Por que muitos profissionais da saúde têm preconceito contra o vegetarianismo? (Eu responderia assim: Por que a maioria destes não é vegetariano.)

Créditos:

Material da SVB do Brasil fornecido pela SVB de porto Alegre:

www.svb.org.br

http://www.svbpoa.org/

Da minha parte acho que o termo "apoiar" é muito forte. Acho que o profissional de saúde quando freqüentado por um vegetariano (o que pode ser bem mais raro, pois vegetariano geralmente adoece menos) tem de respeitar o vegetarianismo e não se insurgir contra ele. Da mesma forma temos de respeitar a dieta kasher por exemplo e outras formas culturais de alimentação, sem impor nossos próprios hábitos aos demais. Obviamente que devemos respeitar os onívoros de igual forma e enfim temos de respeitar a todos sem exceção.

Quanto aos cereais integrais considero inquestionável que num hospital ou outra instituição em que as pessoas fiquem hospedadas por motivo de tratamento faça parte da dieta o pão integral no mínimo e não seja necessário pedir uma fatia de pão integral no desjejum. Isso não é só para vegetarianos, é para todos. Nossa saúde depende de alimentos não refinados, quando muitas pessoas toleram apenas em parte estes alimentos, ou pessoas idosas já não o toleram mais por causa de uma cultura de modo geral pouco nutritiva que gera insatisfação e consumismo ad infinitum.